Danny Whitten |
Em 1975 uma canção estourou nas paradas no mundo todo com Rod Stewart, era “I Don’t Want To Talk About It” do álbum Atlantic Crossing. Quem curtiu a música e era curioso o bastante, descobriu que seu autor era um tal de Danny Whitten.
Whitten era simplesmente o guitarrista da banda Crazy Horse que apoiou Neil Young por toda sua carreira. Whitten além de guitarrista, cantava e tinha sensibilidade bastante para compor pérolas como essa.
A versão de Rod Stewart é boa, mas ficou manjada e talvez datada, mas ao se ouvir a versão do Crazy Horse, mesmo hoje, no álbum de mesmo nome de 1971, com o próprio Whitten cantando e tocando...é de arrepiar!
O excelente álbum Crazy Horse, de 1971 |
A canção soa mais íntima e sofrida como um blues. Sem dúvida supera a de Rod Stewart e mesmo assim, na época, não teve o reconhecimento que merecia. Whitten apesar de muito talentoso e criativo, era um jovem frágil e imaturo e tentava compensar suas fraquezas com as drogas, o que se tornou sua ruína.
O engraçado é que em 1971, Whitten já tinha a música pronta e teve uma certa dificuldade de finalizar a letra, o que conseguiu mesmo debilitado com a ajuda de outro guitarrista Nils Lofgren. A gravação finalmente aconteceu e deu no que deu, com o apoio de Ry Cooder deslizando o slide com Whitten e Nils nas guitarras acústicas, uma obra de arte!
Danny Ray Whitten faleceu em novembro de 1972 por overdose e não pode curtir sua obra estourar nas paradas três anos depois.
Neil Young entrou em parafuso com a notícia do falecimento do talentoso guitarrista de sua banda de apoio, ele sabia que além do amigo perdera um músico genial.
Recomendo a quem ainda não tem, adquira o álbum de estreia do Crazy Horse de 1971, um disco perfeito graças ao talento de Danny Whitten, sem exageros.
Neil Young com o parceiro talentoso, Danny Whitten |
I Don't Want To Talk About It - Danny Whitten
I can tell by your eyes that you've probably been crying forever,
and the stars in the sky don't mean nothing to you, they're a mirror.
I don't want to talk about it, how you`ve broken my heart.
If I stay here just a little bit longer, If I stay here,
won't you listen to my heart, ohh my heart?
If I stand all alone, will the shadow hide the color of my heart;
blue for the tears, black for the night's fears.
The stars in the sky don't mean nothing to you, they're just a mirror.
I don't want to talk about it, how you broke my heart.
If I stay here just a little bit longer, if I stay here,
won't you listen to my heart, ohh my heart?
My heart, ohh my heart, this old heart.
I don't want to talk about it, how you´ve broken my heart.
If I stay here just a little bit longer, if I stay here,
won't you listen to my heart, ohh my heart?
My heart, ohh my heart.
Eis o link do you tube para você apreciar "I Don't Want To Talk About It" com o Crazy Horse:
e a versão com Rod Stewart:
Você esqueceu de citar que Danny foi expulso do Crazy Horse por causa de seu vício. Total falta de sensibilidade e compreensão para aquele que era o principal compositor da banda. Depois disso, Neil Young o convidou para tocar na sua nova turnê Harvest. Danny foi para San Francisco ensaiar, mas não conseguiu acompanhar as novas musicas. Neil Young o mandou embora com 50 dólares e uma passagem para LA. Danny morreu na mesma noite, de overdose de álcool e remédios para seu reumatismo no joelho.
ResponderExcluir... e também que, em especial, Danny foi o inspirador para o Neil Young compor "The Needle and the Damage Done".
ResponderExcluirObrigado pelas informações, essa musica I Don't Want To Talk About I e linda e me emociona sempre, parabéns pelas informações
ResponderExcluirObrigado a você pelo comentário e aceitação, Márcio.
ExcluirBela homenagen
ResponderExcluirValeu, Márcio.
Excluir