14 de jul. de 2022

CHOKI MOTOBU E O AUTÊNTICO KARATE DE OKINAWA


Choki Motobu (ou Motobu Choki) é considerado pelos estudiosos do Karate, com um dos maiores lutadores de Okinawa de todos os tempos. Ele realmente foi um temido lutador no sentido real da palavra, um lutador de rua no sentido literal.

Motobu foi instruído pelos antigos mestres da principal ilha do reino de Ryukyu que aprenderam, por sua vez, com os mestres chineses nas suas viagens de intercâmbio à China Continental, que lhes repassaram  os ensinamentos dos principais estilos de Kung Fu (fundados no Templo de Shaolin) posteriormente adaptados e modificados ao modo de vida dos praticantes de Okinawa.

O difícil e explosivo temperamento de Choki Motobu o remetia diretamente para o combate, deixando em segundo plano os treinamentos enfadonhos (para ele) de simulações de lutas ou das formas ou "katas", característicos do cronograma de ensino do "To De" ou da "Mão Chinesa".

Ele certamente foi o mais respeitado e temido mestre de Karate de Okinawa (e posteriormente do Japão) na sua geração.


Choki Motobu desferindo um ippon ken no Makiwara.


A Origem do Lendário Mestre de Okinawa - Choki Motobu nasceu em 05 de abril de 1870, na aldeia de Akahira, próximo à cidade de Shuri, na ilha de Okinawa, que por sua vez fazia parte do arquipélago que formava o antigo reino de Ryukyu.

Choki Motobu veio de uma família aristocrata que eram guardiões praticantes de uma peculiar modalidade de luta chamada "Gotende" (arte semelhante ao moderno Aikidô) ou "Motobu Udon Ti", restrita somente aos palacianos. Devido ao seu difícil temperamento e impaciência, Choki Motobu foi impedido de continuar na prática desta arte marcial restrita aos nobres.

Choyu Motobu, irmão mais velho de Choki Motobu.

Choki tinha um irmão mais velho, Choyu Motobu (1857/1928), dono um temperamento mais maleável e comportamento mais condizente com sua origem aristocrática, além de ser também um aplicado praticante de artes marciais. Choyu por ser o mais velho e o primeiro herdeiro da arte do Motubu Udon Ti, recebeu a educação e formação que Choki não obteve, e isso provavelmente pode ter influenciado na personalidade de Choki Motobu  que se tornou mais áspero e briguento. O terceiro irmão se chamava Choshin Motobu. O pai do trio, Chosin Aji Motobu, era descendente do sexto filho do rei de Okinawa, Sho Shitsu (1629-1668).

Anko Itosu, foi um dos primeiros mestres de Choki Motobu.  


Para conter o temperamento explosivo de Choki Motobu foi convocado o mestre Anko Itosu (1832/1916) para lhe ensinar To De.  Mas quando Choki testava seu aprendizado com seu irmão mais velho Choyu, sempre saía perdendo. Insatisfeito com as aulas de Itosu, Choki foi atrás de outros mestres da cidade de Shuri. Um deles foi o lendário Sokon Matsumura (1809/1901). Choki Motobu também recebeu ensino de Kosaku Matsumora (1829/1898) da cidade de Tomari e de Sakuma Pechin.

 

Choki Motobu recorreu ao lendário Sokon Matsumura para
aperfeiçoar o seu To De.


Choki Motobu passou por em prática o que aprendia no Distrito da Luz Vermelha em Tsuji, onde na maioria das vezes não se dava bem ao enfrentar marginais mais experientes que lutavam sem regras. Mas com o tempo sua experiência como lutador de rua o fez progredir de forma impressionante. Conta-se que a partir dos 20 anos de idade, Choki Motobu nunca mais perdeu uma luta. Choki Motobu ficou conhecido como "Motobu Saru" ou "o homem macaco" devido a sua força e agilidade.


O Karate de Choki Motubu tinha apenas um objetivo, 
que era demolir o adversário.


Sem perspectivas de ganhar a vida de forma independente em Okinawa, Choki Motobu partiu para a cidade de Osaka, no Japão, no início da década de 1920. Lá montou um dojô, mas não conseguia manter um número suficientes de alunos para o seu sustento. A razão disso era que seu "material" didático absorvido de seus mestres era limitado, já que ele se dedicava principalmente ao combate real e menosprezava de certa forma as formas ou katas, ou as lutas combinadas ou Kihon que lhe foi passado.

Choki Motobu e discípulos no dojô de Osaka, no Japão.



Choki Motobu com dois de seus fiéis estudantes.


O povo japonês nutria muito preconceito contra os imigrantes de Okinawa e Choki Motobu além de carregar um forte sotaque e ter uma aparência carrancuda, tinha dificuldades de transmitir seus conhecimentos e de se comunicar, além de ser muito ríspido e de poucas amizades.

Mestre Kenwa Mabuni, fundador da escola Shito Ryu.
Assim como Gichin Funakoshi, apesar de oriundo de Okinawa,
era considerado refinado e educado pelas autoridades japonesas.

Em comparação aos mestres de Okinawa, Kenwa Mabuni e principalmente Gichin Funakoshi, ele era considerado de má formação, apesar de ser descendente de uma família real.

Choki Motobu não se tornou lendário por sua educação, qualidades técnicas ou didática para o ensino, mas principalmente pela sua força física e apreço pelo combate real. Essa era a diferença entre ele e os demais mestres contemporâneos de Okinawa. Enquanto a maioria dos mestres se inclinavam para o ensino e à transmissão correta da aplicação das técnicas de To De, ainda que em grande parte letais e eficientes, Choki Motobu partia para o combate real e até negligenciava o ensino formal e sistemático.

Com todas essas dificuldades no Japão, Choki Motobu considerava retornar à ilha de Okinawa até que surgiu uma oportunidade.


Choki Motobu versus Jaan Kentel.


O confronto com o Boxeador Europeu - Um dos confrontos que selou para sempre o nome de Choki Motobu na história do que hoje conhecemos como Karate japonês, foi contra um alto e forte pugilista europeu.


Eis aqui o relato da luta contra o boxeador estrangeiro, segundo depoimento do próprio Choki Motobu:

"Fui assistir a uma evento de luta com um boxeador estrangeiro, um tal de John "qualquer coisa", em Kyoto."

O boxeador a quem Motobu se referiu era o jovem Jaan (John) Kentel, vindo da Estônia. Jaan Kentel era da categoria pesos pesados e media 1,82m de altura.

Jaan Kentel, direto da Estônia.

Prossegue, Motobu, que media 1,65m de altura e já estava com 52 anos de idade:

"O boxeador tinha lutado com um judoka na primeira Luta. O achei demasiado lento e parecia um amador. Candidatei-me a enfrentar o pugilista e apostar dinheiro (em mim mesmo) nesta luta. Eu já tinha mais de cinquenta anos na época."

" Não tive oportunidade de lutar neste dia, mas voltei no dia seguinte para insistir. Quando disse ao juiz de ringue que lutaria sem luvas, o boxeador parecia me desprezar, já que era muito mais alto que eu."

Algumas versões dessa história relatam que Motobu queria lutar com as vestes que usava normalmente, mas foi exigido que ele usasse um judô-gi (kimono branco). De qualquer forma, o grande público e os promotores não o conheciam e sua aparência não impressionava, já que passava dos 50 anos e ostentava uma barriguinha saliente, além de ser de estatura baixa.

Prossegue, Motobu: " No primeiro round ele brincou comigo como se eu fosse uma criança, tentando segurar meu nariz e torcer minha bochecha. Mas não lutei a sério no primeiro round. Houve o intervalo e voltamos para o segundo assalto. Logo pensei que se eu fosse derrotado por um boxeador estrangeiro, envergonharia o karate de Okinawa e decidi vencer meu oponente duma vez."

"E assim que o boxeador avançou para o ataque com todo ímpeto, acertei sua têmpora fortemente com um soco. Ali mesmo ele caiu desmaiado.  Todos os espectadores ficaram muito animados e houve uma salva de palma estrondosa enquanto jogavam suas almofadas de chão, piteiras, porta moedas com cordão e outros objetos em minha direção."

"Foi um evento bastante emocionante, porque o boxeador tinha cerca de 1,82m de altura e foi nocauteado com uma técnica de Karatê. Artigos de jornais locais afirmaram que eu acertei o boxeador com a  mão espalmada ou aberta. No entanto, não usei a palma da minha mão para atingi-lo, mas o meu punho. Os espectadores não perceberam porque bati muito rápido."

"A essência do Karate é mover-se de forma suave e, em seguida, acertar o inimigo de forma rápida e explosiva quando surgir a oportunidade. Isso é 'karate jissen', ou luta real."

Essa luta entre Choki Motobu e o boxeador da Estônia teria ocorrido em novembro de 1922, em outras fontes citam a data de 1923.

Choki Motobu versus Gichin Funakoshi.


A Rivalidade e a Luta com Gichin Funkoshi - A vitória de Choki Motobu sobre o pugilista europeu repercutiu positivamente por todo Japão. Entretanto saíram artigos nos jornais de Tokyo retratando o fundador do estilo "Shotokan" de Karate, Gichin Funakoshi, como o vencedor do famoso confronto ocorrido em Kyoto.

Os jornais de Tokyo estamparam o rosto de Gichin Funakoshi
no lugar de Choki Motobu para ilustrar a vitória do "Karate
japonês" sobre o "boxe ocidental".




Artigos dos jornais de Tokyo retratando a possível
rivalidade entre Motobu e Funakoshi.

Gichin Funakoshi, hoje reconhecido como o "Pai do Karate Moderno", era na ocasião um dos  principais mestres introdutores do "Karate" originário de Okinawa no Japão e, certamente, o preferido das autoridades governamentais japonesas e autoridades reguladoras das artes marciais e educação como o fundador do Judô, Jigoro Kano, que prezavam sua postura e formação, como também sua evidente capacidade de promover e moldar o "To De" de Okinawa para uma "autêntica" arte marcial japonesa. Assim,  viram uma grande oportunidade de promover ainda mais o estilo que viria a ser chamado de escola "Shotokan" por Funakoshi, ainda que roubassem o mérito da grande vitória de Choki Motobu.

Quando Choki Motobu ficou sabendo das "novidades", ele não pensou duas vezes em partir para Tokyo e tomar satisfações com Gichin Funakoshi que por sua vez não fez, aparentemente, nenhuma questão de esclarecer o engano dos jornais.

Segundo Choki Motobu relatou posteriormente, ele nunca tinha ouvido falar de Gichin Funakoshi em Okinawa. Mas o que importava era que Funakoshi estava obtendo sucesso com a divulgação do "seu" karate, apesar de nunca ter sido respeitado como um lutador real como Motubu e isso o deixava irado.

Os já idosos e rivais, Funakoshi e Motobu.




 

Choki Motobu desprezava o "karate" de Gichin Funakoshi.
Seria apenas ciúmes do sucesso do rival?!?


Motobu ironizava comparando o Karate de Funakoshi como  um Shamisen, um violão japonês de 3 cordas, "que fazia um belo som mas que era vazio por dentro".

Dizem que o outro motivo que também deixava Motobu irritado era que Funakoshi estava abaixo duas categorias da hierarquia social de Okinawa em relação a sua e, assim, ele decidiu colocá-lo de vez em seu devido lugar.

Conta-se que Choki Motobu (52 anos) adentrou-se no dojô de Gichin Funakoshi (54 anos) em Tokyo e, de cara, o desafiou para um teste de habilidades ou Kake-Damashi. Assim os dois rivais cruzaram as mãos como mandava a tradição.

Ilustração do que teria sido o confronto dos dois mestres
 de To De cinquentões, em meados de 1920.

Decidido não socar Funakoshi em seu próprio dojô, Motobu rapidamente torceu o pulso de seu oponente e o projetou ao chão (Técnica do Gotende?!?). Surpreso, Funakoshi se levantou rapidamente e teria dito para recomeçarem. A situação se repetiu por mais duas vezes para o constrangimento dos alunos do humilhado Funakoshi.

Satisfeito, Choki Motobu se retirou do dojô de Gichin Funakoshi. Dizem que posteriormente Funakoshi se avermelhava envergonhado em somente ouvir o nome de Motobu, a quem ele passou a se referir como  "o analfabeto".

Funakoshi visava principalmente em seu ensino a
formação do caráter de seus alunos.


É sabido que a escola de Karate de Gichin Funakoshi era focada para o desenvolvimento da saúde, do caráter e formação de cidadãos exemplares, não visando necessariamente formar grandes lutadores.

Choki Motobu na verdade desprezava o ensino de Funakoshi e declarava ficar satisfeito em apenas chutar a sua bunda durante o caminho de volta à Okinawa, já que ele considerava o karate de Funakoshi infiel ao "To De" verdadeiro e original de Okinawa.

Choki Motobu ao centro e ladeado por Gichin Funakoshi à esquerda,
com Kenwa Maubni à direita e outros mestres de karate
em reunião no Japão.



Jigoro Kano, o "pai" do Judô (à esquerda), foi o grande responsável
para sucesso e aceitação do Karate de Gichin Funakoshi no Japão.

Mas esse sonho de Motobu nunca se concretizou, pois Funakoshi já tinha feito amizade com pessoas influentes na comunidade das Artes Marciais Japonesas e do governo, como o já citado mestre fundador do Judô e educador, Jigoro Kano.

Quando em certa ocasião Motobu soube que a Confederação Japonesa de Artes Marciais teria concedido a Funakoshi o 5º Dan de faixa-preta (sistema de graduação utilizado para as demais marciais japonesas), Motobu ironizou: "Hahh, o que isso me torna? Um 10º ou 11º dan?!?

Capas em diferentes versões para os poucos e raros
livros sobre o karate de Choki Motobu.


Motobu chegou a editar dois livros de sua arte com o apoio de seu filho Chosei e alunos fiéis antes de regressar frustrado para Okinawa. Ele viveu um pouco mais na sua terra natal antes de morrer, aos 74 anos, em 15 de abril de 1944.

O legado de Choki Motobu foi honrado por seu filho Chosei Motobu (nascido em 1925) e Tatsuo Yamada (um dos seus principais alunos), que "fundaram" o estilo Motobu-Ryu que reunia as principais técnicas utilizadas por Choki Motubu em seu Karate peculiar.  O nome oficial do estilo é Nihon Denryu Heiho Motobu Kenpo.

Choki Motobu em ação...


Para Choki Motobu, o ataque era a melhor defesa...



 
Aplicações do Tekki Shodan (kata) com Motobu.



Considerações Finais  - Apesar de prático e muito efetivo, o karate de Choki Motobu quase foi esquecido se não fosse pelos ardorosos trabalhos de seu filho e alunos fiéis. Já o vistoso Karate Shotokan de Gichin Funakoshi se tornou o mais popular dentre os diversos estilos existentes até hoje. Em resumo, o karate de Funakoshi sempre foi baseado nos Kata e Kihon, com o kumite ou luta sem o contato total e com os golpes controlados.

Choki Motobu e aluno demonstrando algumas técinicas
do Tekki Shodan para algumas jovens.

O karate de Motobu era focado no contato total, baseado na realidade das lutas de rua, com as técnicas de kata sempre direcionadas para a luta real. Mas as formas estavam em segundo plano. E claramente o ponto decisivo que culminou no sucesso de um e o fracasso do outro foi o fator político, o qual Gichin Funakoshi soube utilizar muito bem.

Por Eumário J. Teixeira