2 de mar. de 2011

TADASHI SAWAMURA & SAWAMU, O DEMOLIDOR



Talvez muitos não lembrem de Tadashi Sawamura ou nunca ouviu falar sobre ele, mas na segunda metade da década de 1970 uma boa parte dos quarentões de hoje, devem ter assistido na TV um desenho japonês chamado Sawamu, o demolidor! Hoje em dia é moda curtir um anime japonês, mas há 30 anos eles já faziam parte da programação televisiva no Brasil, e personagens como O Judoca (Judô Boy), O Fantasma do Espaço, O Menino Biônico, Speed Racer e Sawamu, já faziam sucesso entre nós. A história do personagem era bastante interessante e poderia muito se tornar um filme de longa metragem com muito suspense e ação; mas o mais incrível é que Sawamu realmente existiu, ou melhor, Sawamura Tadashi, um karateca tradicional que se converteu ao sistema eficiente de luta tailandesa conhecido como Muay Thai, um estilo mortal de combate que atualmente é representado no cinema pelo astro tailandês Tony Jaa. Não se sabe o porquê do herói do desenho nipônico chamado Sawamura passou a ser chamado aqui no Brasil de Sawamu, mas é o que menos importa agora, o interessante é falar um pouco sobre a origem do lendário lutador japonês e pioneiro do estilo desenvolvido por ele e pelo promotor de lutas Nobushi, a que chamaram Kick Boxing (uma mescla de Muay Thai e Karatê Japonês) e do personagem do desenho animado que que fez a cabeça dos adolescentes japoneses e brasileiros.  

Osamu Nobushi, foi quem descobriu  Hideki Shiraha, que viria
            a ser o incrível campeão Sawamura Tadashi.

Antes de falar da realidade e da ficção em torno de Sawamura, é bom esclarecer que ele não abandonou o Karatê pelo Muay Thai, apenas incorporou ao estilo de arte marcial japonesa técnicas eficientes e mortais da luta tailandesa, tornando-se assim quase imbatível por mais de 10 anos. Atualmente Sawamura Tadashi é um honorável instrutor de karate no alto de seus 76 anos intensivamente bem vividos que ainda veste com orgulho seu kimono e faixa prêta de 5º dan.





TADASHI SAWAMURA - BIOGRAFIA

Tadashi Sawamura, cujo nome de batismo é Hideki Shiraha, nasceu em 05 de janeiro de 1943 na Manchúria, China. Na sua juventude, já no Japão, seu primeiro contado com o esporte foi jogando rugby na universidade, a seguir passou para o Karate onde desenvolveu uma técnica de combate acima da média a ponto de se tornar de certa forma arrogante com seus colegas e adversários; até que conheceu um ex-karateca, empresário e promotor de boxe chamado Osamu Nobuchi que lhe deu uma oportunidade de provar a tal superioridade técnica do karate que Sawamura tanto pregava, promovendo uma luta entre ele e um campeão de muay thai. Sawamura teve uma experiência literalmente dolorosa ao ser derrotado com facilidade pelo thai boxer num ginásio lotado em pleno Japão, o que fez todo seu orgulho cair por terra. A partir daí humildemente e com muita garra começa a se dedicar ao aprendizado do muay thai , iniciando como profissional em 11 de abril de 1966 e se tornando em seguida no mais famoso lutador de kick-boxing do Japão.



Sawamura aplicando o famoso "Salto com Joelhada no Vácuo" uma técnica perigosa que
definiu algumas de suas lutas.



Sawamura utilizava algumas técnicas de Karate no Kick Boxing, como
o chute lateral voador (Yoko Tobi Geri) que surpreendia seus adversários.
 Sawamura foi pioneiro e fez esta modalidade de luta permanecer muito popular em seu país enquanto ele lutava profissionalmente e muitos ainda o consideram como o primeiro e melhor kickboxer do mundo. Outro fator que o ajudou a ficar conhecido internacionalmente foi o lançamento da série em desenho animado (ou anime) chamada aqui no Brasil de Sawamu, O Demolidor. No Japão o anime se chamava “Kick No Oni” ou “The Ogre Of Kick Boxing" (O Monstro do Chute Boxe), e além disso, Sawamura participou de um episódio da série Ultraman no início dos anos de 1970, que reforçou mais sua imagem de ídolo nacional. A grande fama que conquistou na sua carreira de lutador contribuiu em muito para a sustentação do interesse popular pelo kick-boxing mesmo após passada a explosão inicial da arte marcial na terra do sol nascente. E não foi fácil conquistar o público tradicionalista do Japão, que em termos de artes marciais preferiam as competições das modalidades autenticamente nipônicas como o sumô, judô, kendô e o karatê. A não ser que o representante da nova modalidade de luta fosse um fora de série, a ponto se ser considerado um herói nacional, o que aconteceu com Tadashi Sawamura da segunda metade dos anos de 1960 até a primeira metade dos anos de 1970. Em sua carreira vitoriosa Sawamura fez um total de 241 lutas, um recorde, sendo que foram 232 vitórias (228 por nocaute), 4 empates e 5 derrotas, nas categorias dos pesos leves e médios, sendo campeão em ambas. Ele se retirou profissionalmente dos ringues aos 34 anos de idade, em 10 de outubro de 1977. 


À esquerda, Sawamura numa participação de um episódio de Ultraman; e à
direita, a versão anime para Rei do Kick Boxing.

SAWAMU – O DESENHO ANIMADO

Lançado no Japão em 1970, o desenho animado foi chamado aqui no Brasil de Sawamu, O Demolidor. A série animada de 26 episódios que foi escrita por Ikki Kajiwara e distribuído pela Toei Animation, gozou de uma intensa popularidade por aqui durante boa parte da década de 1970 e início dos anos de 1980. Na versão brasileira, a estória assemelhava-se à realidade, Tadashi Sawamu (e não Sawamura) era um karateca arrogante que bradava a todos que o melhor e mais eficiente estilo de luta era o karate japonês, até ser confrontado por um promotor de luta chamado Nobushi que o desfiava a enfrentar um lutador de muay thai. Com reservas Sawamu aceita o desafio e enfrenta o lutador tailandês, vencendo-o com certa dificuldade. A coisa piora quando Sawamu fica sabendo que o lutador derrotado era de segundo escalão, e que ele (Sawamu) não teria a mínima condição de enfrentar um legítimo campeão de muay thai. Sawamu perplexo, aceita enfrentar o campeão de muay thai; a luta (como na vida real) foi um massacre, o lutador tailandês de nome Soman, literalmente passou por cima dele como um trator. Sawamu foi internado em estado de semi-coma e derrotado tanto fisicamente como espiritualmente. Após se recuperar e muito refletir sobre sua real condição como lutador, ele baixa a guarda e o orgulho e decide humildemente a aprender o muay thai. Começa um treinamento rigoroso e muito árduo para se adequar às exigências do novo estilo de luta que abraçou; e aos poucos começa a se projetar nos circuitos de luta, enfrentando e derrotando poderosos lutadores tailandeses para o delírio do público japonês. Mas sua adesão ao Muay Thai não ficou imune às críticas, Sawamu encontrou muita resistência por parte de seus colegas nacionalistas que defendiam a suposta supremacia do karate tradicional. Seu empresário Nobushi sabiamente sugeriu a Sawamu que mesclasse as técnicas de muay thai às técnicas efetivas do karate formando um estilo de luta que foi denominado de kick-boxing. Com tal estratégia esperavam que o novo estilo de luta não fosse repudiado pelo público japonês já que fora criado em solo Japonês por Sawamu. Com suas crescentes vitórias, logo o seu mais famoso golpe se torna conhecido como o “salto com joelhada no vácuo”, que era muito usado na realidade por Sawamura; e assim o estilo se populariza caindo nas graças do povo que tinha em Sawamu seu novo ídolo e campeão japonês.

O desenho animado que foi um enorme sucesso no Brasil, como
Sawamu, o Demolidor!


A música original japonesa da abertura do anime era diferente tanto na melodia quanto na letra em comparação à versão brasileira. A nossa versão, sem puxar para nosso lado, era bem melhor. Abaixo a letra da abertura da série Sawamu, O Demolidor:

Quem se julgar da natureza, o rei
O dono e senhor das tempestades
Jogar sem muita certeza
Contra deuses e demônios.


Ahhhhhhhh!!

Ele se julgava o demolidor
Ele se julgava o demolidor
Ele se julgava o demolidor
Ele se julgava o demolidor
Ele se julgava o demolidor.

Mas não sabia que seu mundo era pequeno
E os insetos que vagam pelos charcos
Tem poucas chances de alcançar o oceano

Ahhhhhhhh!!
Ele se julgava o demolidor...



Capa de DVD com episódios de Sawamu, o Demolidor.

SAWAMURA – O MANGÁ

As histórias em quadrinhos no Japão (manga) sobre Sawamura foram publicadas entre 1969 (na sua primeira fase) e 1971 (na segunda fase) na revista Shonen Gaho, que era uma das publicações preferidas dos garotos da época. Mais tarde os mesmos quadrinhos foram compilados em diferentes formatos e por diversas editoras, mas mantendo o mesmo sucesso.



Além do enorme sucesso nos animes, Sawamura também teve sua
sua versão em mangá e com enorme aceitação no Japão.



SAWAMURA - HOJE

Como já mencionei anteriormente, Tadashi Sawamura atualmente com 76 anos, ensina Karatê em sua própria academia e segundo consta é dono de uma revendedora de automóveis. Infelizmente são poucas informações que se pode coletar na internet sobre Tadashi Sawamura, uma verdadeira lenda viva em seu próprio país, mas espero que meu esforço tenha valido a pena para os que interessam pelo assunto. Assim que obter informações mais atualizadas postarei de imediato.



Tadashi Sawamura (Hideki Shiraha) foi o precursor do Full Contact no Japão, com
o seu estilo Kick Boxing, mas essencialmente ele nunca deixou de
ser um Karateca.
Eis aí a abertura do desenho de Sawamu com a música tema: http://www.youtube.com/watch?v=QJC6IXu-RmA

Por Eumário J. Teixeira.