Faleceu ontem, no sábado, 29/09/2018, o agora lendário guitarrista e vocalista de Blues, Otis Rush, aos 84 anos.
Rush era considerado um dos gênios pioneiros do blues elétrico do West Side de Chicago quando, junto com os também guitarristas Buddy Guy, Luther Allison e Magic Sam, amplificou e introduziu elementos jazzísticos no blues.
Canhoto, usava sua guitarra para destros invertida sem trocar o encordoamento do instrumento, assim os seus famosos "bends" eram realizados para baixo. Sua técnica era compartilhada por outros guitarristas famosos e também canhotos, como o saudoso Albert King, do blues e o surfer & rocker, Dick Dale.
Show antológico com Otis Rush e seus amigos Eric Clapton e Luther Allison |
Dos seus inúmeros sucessos, que foram regravados milhares de vezes por vários colegas do gênero e por bandas diversas de blues rock, roqueiros variados e bluseiros brancos como o slowhand Eric Clapton, que era um de seus fãs incondicionais, podemos destacar "All Your Love"; "I Can't Quit You Baby"; "Double Trouble"; "It's Own My Fault"; "So Many Roads"; "Feel So Bad"; "You Know My Love"; "Homework"; "Crosscut Saw" (de Albert King), "Feel So Bad", etc.
Otis Rush tinha sofrido um ataque cardíaco em 2004 que o obrigou a se afastar dos palcos, mas oficialmente não se sabe o real motivo de sua morte. Mais uma lenda se foi. Longa vida ao verdadeiro Blues!
Capas dos diversos trabalhos de Otis Rush. |
O lendário bluesman e guitarrista do West Side de Chicago deixou inúmeros sucessos e sua influência foi decisiva para a formação de roqueiros como Eric Clapton. |
Eumário J. Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário