25 de out de 2010

IGREJAS FUNDADAS PELO HOMEM

Para sua reflexão...

É certo que toda igreja fundada antes de Cristo é precoce, e toda igreja fundada depois de Cristo é tardia.

A igreja começou com Jesus Cristo em Jerusalém como descrito em Mateus 16:18 : “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...”, e se multiplicou como descrito em Atos 8:1-25 e ainda em Atos 9:31.
Mas o tempo passou e a igreja primitiva cristã foi quase que totalmente aniquilada pelo estado imperialista romano que reinventou a igreja “oficial” dos templos e santuários, tendo o papa como intercessor entre Deus e os fiéis já que Roma não pôde exterminar o “fanatismo” cristão que crescia a olhos vistos.
Ora, se não posso com o inimigo vou me juntar a ele, e uma vez dentro dos seus domínios, é só aguardar a chance de tomar conta do pedaço. E assim foi.
Em seguida veio a fase negra da igreja, com as inquisições, caça às bruxas e aos hereges que insistiam com o modelo primitivo de igreja, compra de indulgências, comércio de imagens e objetos ditos sagrados, loteamento no céu, etc., que culminou finalmente com a reforma protestante que originou em seguida a contra-reforma da igreja de Roma.
Dentro do próprio movimento reformista, ocorreram cismas movidos pela ambição de lideranças que geraram múltiplas denominações no seio protestante corrompendo assim a idéia original de se levar a Palavra à todos sem sectarismo. No geral, a igreja protestante atualmente permanece do jeito que o diabo gosta, ou seja, fragmentada, o rebanho ficou disperso e vulnerável.
Atualmente se vê uma portinha de igreja evangélica por todo o lado principalmente nos bairros mais carentes, onde pastores de denominações diversas aparecem aos montes.
Nestas igrejas mais modestas é onde geralmente os milagres se multiplicam e não é difícil flagrar pais pastores e líderes de igreja explorando o suposto poder de cura de alguma criança inocente, como já foi mostrado em reportagens televisivas.
Pela TV nos é oferecido também milagres financeiros e profissionais ao nosso alcance em troca de taxas fixas de R$ 900,00 e ainda assistimos os mesmos mercadores da Palavra, verdadeiras celebridades santas, esmagando e humilhando o diabo no púlpito como se o adversário da humanidade não fosse nada.
Pela internet já se pode contar, inclusive, com cursos para formação de pastores em faculdades virtuais.
O que dizer então dos templos soberbos de algumas igrejas pentecostais de dar inveja às riquezas do Vaticano?
Não vejo a necessidade de mencionar a igreja evangélica freqüentada por homossexuais e lésbicas que foi fundada por um casal de pastores gays...
Deus tenha misericórdia de todos nós!

A seguir uma lista das Principais igrejas fundadas pelo homem depois de Cristo:

BRASIL

- Congregação Cristã no Brasil – fundada em 1910 pelo ítalo-americano Luís Francescon;

- Brasil para Cristo – fundada em 1955 por Manuel de Melo e Silva;

- Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) – fundada em 1977 por Edir Macedo e R. R. Soares no Rio de Janeiro;

- Igreja Internacional da Graça – fundada em 1980 por R. R. Soares no Rio de Janeiro após um desentendimento com Edir Macedo.

O brasileiro sabe usar a sua reconhecida criatividade até para fundar igrejas.

ROMA

- Igreja Católica Apostólica Romana – Muitos consideram que foi fundada no ano 312 (séc. IV) pelo imperador romano Constantino. Na verdade não se pode afirmar precisamente quem fundou a igreja católica, mas sabe-se que Nero que iniciou as primeiras perseguições aos cristãos em 54-68 d. C. e que o imperador Diocleciano promoveu a última e mais cruel delas em 303-305 d. C.
Em 313, o imperador Constantino se declara convertido ao cristianismo, concedendo liberdade religiosa em todo o império romano, por meio do Edito de Milão. Assim os cristãos puderam finalmente sair das catacumbas e celebrar livremente seu culto e “construir” suas igrejas.
Em 380 d. C. , o cristianismo passou a ser considerado a religião do estado romano, logo após o imperador Teodósio ter sido batizado cristão. Cerca de uma década depois, os cultos pagãos teriam sido proibidos e o cristianismo tornou-se efetivamente a religião oficial de Roma e organizou-se então como a igreja Católica Apostólica Romana, que construiu sua hierarquia tendo como modelo a estrutura administrativa do império.


ESTADOS UNIDOS

- Igreja de Cristo – fundada em 1827 por Alexander Campbell;

- Igreja Mórmon – fundada em 1830 por Joseph Smith;

- Igreja Adventista – fundada em 1843 por William Miller;

- Igreja das Testemunhas de Jeová – fundada em 1884 por Charles Taze Russel;

- Igreja Pentecostal – fundada em 1903 por A. J. Tomlinson;

- Igreja Assembléia de Deus – fundada em 19l4 por um grupo de pentecostais;

- Igreja do Evangelho Quadrangular (Cruzada Nacional) – fundada em 19l8 por Aimee Semple McPherson.

Obs.: Os americanos lideram mundialmente até na quantidade de fundações de igrejas ditas protestantes.

INGLATERRA

- Igreja Episcopal – fundada em 1534 pelo rei Henrique VIII;

- Igreja Congregacional – fundada em 1580 por Robert Browne;

- Igreja Metodista – fundada em 1739 por John Wesley.

ALEMANHA

- Igreja Luterana – fundada em 1520 por Martinho Lutero.

SUÍÇA

- Igreja Presbiteriana – fundada em 1536 por João Calvino.

APESAR DE MUITOS FAZEREM DA PALAVRA DE DEUS UM COMÉRCIO, FONTE DE RENDA OU UMA PROFISSÃO, ALGUNS IRMÃOS SEGUEM FIELMENTE O ENSINAMENTO DE JESUS CRISTO, QUE NOS DEU A GRAÇA DE GRAÇA E ORDENOU PARA ANUNCIARMOS O EVANGELHO DA MESMA FORMA. AÍ ESTÁ A ESPERANÇA EM TODO O MUNDO, POIS CRISTÃOS DESVINCULADOS DE QUAISQUER ORGANIZAÇÕES ECLESIÁSTICAS E RELIGIOSAS, PROCURAM REVIVER EM PEQUENOS GRUPOS OU CÉLULAS NAS SUAS CASAS JUNTOS ÀS SUAS FAMÍLIAS E IRMÃOS, A VERDADEIRA IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO. TAIS GRUPOS COMO NO PASSADO, SERÃO, SE JÁ NÃO SÃO, PERSEGUIDOS COMO SEITAS, APESAR DE ESTAREM DIVULGANDO O VERDADEIRO EVANGELHO DO REINO À MARGEM DO SISTEMA RELIGIOSO IMPOSTO. QUE ASSIM SEJA!

O Senhor Jesus Cristo disse e está escrito em Mateus 18:20 : “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles”.

Em Romanos 16:4 e 5 Paulo escreve: “...o que não só lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está em sua casa.”

O que Jesus espera dos seus verdadeiros discípulos, está em Mateus 10:7-10 : “ ...e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí. Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre nos vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de sandálias, nem de bordão, porque digno é o trabalhador do seu alimento”.

Por Eumário José Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário