A história de Hideki Shiraha é digna também de um filme bem produzido, já que um anime japonês exibido na segunda metade da década de 1970 e em meados dos anos de 1980 na TV brasileira, fez muito sucesso entre a garotada e era intitulada “Sawamu, o Demolidor”. No Japão se chamava “Kick No Oni” que traduzido para o português seria algo como “O Demônio do Kick Boxing” ou para alguns “O Monstro do Kick Boxing”.
Tadashi Sawamura, foi uma espécie de super-herói para a juventude japonesa. |
Era difícil separar a realidade da ficção. Sawamura e o Demônio do Kick Boxing (Sawamu) eram a mesma pessoa. |
Ao se sentir mais confiante com o novo treinamento e as novas técnicas de combate, ele se lançou às competições de contato total pelos ringues de toda Ásia. Nessas competições de “Kick Boxing” também competiam lutadores de Muay Thai que se incorporavam às regras da competição. Sawamu se tornou um supercampeão com um número extraordinário de vitórias e nocautes e passou a ser temido até pelos lutadores tailandeses, recuperando também o orgulho e o respeito dos Karatecas de todo o Japão.
Essa história no “anime” era uma reprodução mais dramática e espetacular da vida de um personagem real, de um Karateca tradicionalista que passou por essa transformação física e mental chamado Hideki Shiraha, que passou a usar o nome “Tadashi Sawamura” durante suas exibições e conquistas épicas nos tablados. A própria vida de Hideki Shiraha ou Tadashi Sawamura é mais contagiante e interessante do que o personagem do desenho.
Sawamura era o "rei" dos chutes. |
A Saga de Tadashi Sawamura - O nome de batismo do agora lendário “Rei do Kick Boxing” é Hideki Shiraha. Consta que ele nasceu em 05 de janeiro de 1943, na Manchúria, no nordeste da China.
Já morando no Japão na sua juventude, seu primeiro contato com o esporte foi com o Rugby na universidade. A seguir começou a praticar Karate do estilo Goju-Ryu (segundo algumas fontes) onde passou a competir e sobressair de forma destacada no kumite (combate sem contato total), ganhando muitos torneios de Karate Esportivo a ponto de se tornar muito auto confiante e arrogante por exibir uma técnica realmente diferenciada.
O Jovem Hideki Shiraha, antes de se tornar o campeão Tadashi Sawamura. Um arrogante competidor do estilo Goju-Ryu Karate. |
Sua fama chegou ao conhecimento de um empresário chamado Osamu Noguchi, que lhe fez uma proposta desafiadora. Hideki teria uma oportunidade de provar a superioridade de seu Karate contra um lutador legítimo e campeão de Muay Thai da Tailândia.
O combate foi realizado num ginásio lotado em pleno Japão em junho de 1963. Essa luta está até hoje disponível no youtube. As imagens em preto e branco são ruins, mas é o bastante para observamos a superioridade em combate de Saman Sor Adisorn, o lutador tailandês, que controlou a luta até a queda definitiva de Hideki Shiraha, no quarto round.
Em 1963, o Karate de Hideki Shiraha sofre uma humilhante, mas transformadora derrota. |
Foram mais de 15 quedas do jovem karateca geradas por desiquilíbrios, fugas desesperadas e alguns golpes, a maioria sem muita contundência dadas pelo tailandês, uma saraivada de socos diretos, ganchos, joelhadas, e chutes à vontade na altura das coxas, cintura e rosto. Mas o que chamou a atenção e o que determinou a humilhante derrota de Hideki Shiraha, foi o cansaço ou a falta de um apropriado condicionamento físico, o que o tornou presa fácil para o lutador de Muay Thai, que sempre se movimentava nas pontas dos pés e ao seu redor.
Tadashi Sawamura e seu mentor, o empresário Osamu Noguchi. |
Após alguns dias no hospital para se recuperar dos traumas mentais e físicos, Hideki se rende humildemente ao poder do Muay Thai e começa a treinar esse método de luta milenar da Tailândia sob a supervisão e incentivo do empresário Osamu Noguchi que tinha previsto que o futuro das artes marciais estaria no esporte de contato total; e se não fosse pelos caminhos do Muay Thai, seria então pelo estilo que ele e Hideki Shiraha fundariam, o “Kick Boxing”.
A busca pelo ‘karate marcial” era um movimento crescente no Japão e o próprio Masutatsu Oyama, fundador do “Kyokushin” Karate já havia previsto tal reviravolta ao propor o Karate de contato, mais real e poderoso, originário de Okinawa, em contrapartida do Karate esportivo e sem contato adaptado pelos japoneses, no fim da década de 1940.
O lutador de Kick Boxing japonês mais admirado no Japão depois de Tadashi Sawamura foi Toshio Fujiwara. Ele era da categoria peso leve como Sawamura e media 1,68m. Fujiwara era treinado por Kenji Kurosaki, um dos alunos mais notáveis de Masutatsu Oyama. O cartel de Fujiwara também é impressionante com 141 lutas; 126 vitórias (99 por nocaute); 13 derrotas; e 2 empates. Toshio Fujiwara foi o primeiro estrangeiro e único japonês a ganhar um título de Muay Thai na categoria leve em plena Tailândia, no Estádio Rajadamnem. Fujiwara se retirou dos ringues em 1983, aos 35 anos.
Tadashi Sawmaura treinando seus belíssimos e mortais chutes! |
Sawamura em combate no Japão contra um adversário tailândes. |
Após a derrota humilhante, Hideki Shiraha adotando agora o nome “Tadashi Sawamura”, começa seus treinamentos e aprendizado no Muay Thai. Em 11 de abril de 1966, inicia sua carreira de lutador profissional de Kick Boxing, se tornando uma lenda viva em todo o Japão. No mesmo ano a Associação de Kick Boxing é criada no Japão por Noguchi.
O treinamento rigoroso a que se submeteu na prática do Muay Thai apenas reforçou o talento natural do Karateca Hideki Shiraha, o grande campeão Tadashi Sawamura. |
Mas não foi fácil cativar o público tradicionalista japonês, que em termos de artes marciais prezavam somente as competições de modalidades autenticamente nipônicas como o Sumô, Judô, Kendô e o Karatê. Para conquistá-los, o representante de uma nova arte marcial criada no Japão (apesar dos elementos de origem estrangeira), teria que ser um “fora de série” e extremamente carismático, pois assim fatalmente se tornaria um herói nacional. E foi justamente o que aconteceu com Tadashi Sawamura, o Demônio do Kick Boxing.
As inúmeras conquistas de Sawamura devolveram o orgulho aos japoneses feridos com as constantes derrotas contra os lutadores Thai. |
Sawamura, o eterno campeão do Kick Boxing. |
De 1966 a 1977, Tadashi Sawamura, pesando 61 kg e medindo 1,74m, teve uma carreira vitoriosa, com o incrível e polêmico cartel de 241 lutas, com 232 vitórias (228 por nocaute), um recorde nunca superado até hoje em qualquer modalidade de luta existente; 4 empates; e apenas 5 derrotas, oscilando nas categoria dos pesos leve, super-leve e meio-médio (entre de 57 kg a 67 kg). Muitos críticos acusaram Sawamura de forjar algumas lutas, como faziam nas lutas de Wrestling mexicanas como nos tempos de El Santo e Blue Demon, para engordar o seu cartel de conquistas. De qualquer forma, ir assistir a uma luta de Tadashi Sawamura seja nos grandes ginásios ou ao vivo pela televisão era um espetáculo emocionante e imperdível para o público japonês que durou quase 11 anos.
Imagens do anime e do original. Sawamu e Samura. |
Inúmeros manga foram produzidos com a crescente fama de Tadashi Sawamura. |
Além do “anime”, as histórias em quadrinhos ou “manga” com aventuras de Sawamura foram publicadas com muito sucesso no Japão entre 1969 e 1971 na revista Shonen Gaho, uma das publicações preferidas da garotada japonesa na época. Anos depois esses quadrinhos foram compilados em diversos formatos e publicados por diversas editoras, mantendo o mesmo sucesso.
O Campeão Sawamura recebe Hideki Go (Ultraman Jack) em sua academia. |
Tadashi Sawmura dando um "aperto" em Hideki Go no episódio #27 de O Retorno de Ultraman. |
Tadashi Sawamura foi convidado a participar de um episódio da série japonesa de TV chamada “O Regresso de Ultraman” (1971-1972), que também fez muito sucesso no Brasil, a partir de 1974. No episódio #27, denominado “O Último Golpe” no Brasil, o campeão Sawamura treina o patrulheiro Hideki Go (Ultraman Jack).
Sawamura amargou apenas cinco derrotas em sua carreira vitoriosa de impressionantes 232 vitórias. Essa foi uma delas. |
A Derrota mais Dolorosa de Sawamura - Em 1972 (alguns apontam, 1973), Sawamura foi surpreendentemente derrotado, em pleno Japão, num impressionante nocaute ao enfrentar Pananan Luke Panchama, um lutador tailandês de categoria de peso médio acima do peso natural de Sawamura, que era leve. Foi uma das únicas cinco derrotas registradas na carreira de Sawamura como lutador profissional.
Pananan Luke Panchama, um lutador tailandês duro que entrou na história do Kick Boxing por ser um dos raros a nocautear Tadashi Sawamura. |
Tadashi Sawmura ainda desmaiado é levado de maca para fora do tablado. |
Mas Sawamura voltou aos ringues mais fortalecido e brilhou por mais 5 anos.
A técnica fantástica que consagrou Tadashi Sawamura. A Joelhada em Salto no Vácuo. |
Apesar de ser uma técnica de beleza plástica incrível, a joelhada em salto tinha os seus riscos. Numa das suas raras derrotas, Sawamura foi interceptado durante o salto. |
Tanto no anime quanto na realidade, a expectativa dos espectadores era presenciarem a famosa joelhada em salto no vácuo. |
Sawamura no passo a passo da joelhada em salto. |
Aposentadoria, Volta ao Ensino e Morte - Em 1973, Tadashi Sawamura recebeu o grande prêmio “Japan Professional Sports Awards” (Grande Prêmio de Esportes Profissionais do Japão) pela sua carreira vitoriosa.
Tadashi Sawamura se retirou dos ringues definitivamente aos 34 anos de idade em 10 de outubro de 1977.
Tadashi Sawamura soube envelhecer com dignidade, voltando à prática do Karate e mantendo-se em forma. |
O mestre e pioneiro do Kick Boxing, o karateca Hideki Shiraha, ou melhor, Tadashi Sawamura. |
Em 26 de março de 2021, na cidade de Chiba, no Japão, Hideki Shiraha ou Tadashi Sawamura falece aos 78 anos, em decorrência de câncer no pulmão, pegando à todos os seus fãs de surpresa. Segundo consta, ele já estava com essa doença há algum tempo.
Sawamura decidindo mais uma luta com um chute espetacular de karate (tobi yoko geri) em salto. |
Considerações Finais - Venho então através desta postagem, homenagear a um dos meus heróis favoritos da minha adolescência, pois conheci Tadashi Sawamura através do desenho Sawamu, e isso foi praticamente ao mesmo tempo em despertei para outro ícone das artes marciais que também admiro até hoje, Bruce Lee. Seria interessante uma luta entre esses dois ícones das artes marciais que tinham praticamente o mesmo peso.
Tadashi Sawamura, o eterno campeão do Kick Boxing e herói dos amantes das artes marciais de contato total. |
Que DEUS tenha misericórdia de Tadashi Sawamura! E até qualquer dia, Hideki Shiraha!
Por Eumário J. Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário