4 de fev. de 2022

KARATE E SEUS DIVERSOS ESTILOS - A ORIGEM DE TUDO

                           

Grande parte dos karatecas afirma irracionalmente que seu estilo é o melhor de todos, demonstrando a falta de um conhecimento mais amplo sobre as raízes do Karate, muitas vezes camuflado sob uma forte fidelidade ao seu mestre ou escola.

Mas mesmo os Mestres Pioneiros da lendária ilha de Okinawa sabiam que essa ideia de estilos no Karate era falsa, ainda que alguns dos próprios mestres os tenham "fundados".

Okinawa, ilha que faz parte do arquipélago de Ryu Kyu no Oceano 
Pacífico, local considerado o berço do Karate Japonês.

O Karate teria surgido em Okinawa, principal ilha de um arquipélago, outrora o reino independente de Ryu Kyu, que foi anexado ao Japão durante o Governo Meiji, em 1879, apesar da forte oposição chinesa. A ilha era um ponto estratégico para os navegadores e mercadores europeus que buscavam relação comerciais com o Japão, Coréia, China e demais países asiáticos.

Mestre Gichin Funakoshi, considerado o "Pai do Karate Moderno" e
fundador do estilo Shotokan.

Mestre Gichin Funakoshi (1868 - 1957), considerado o pai do Karate Moderno e fundador do "estilo" Shotokan, chegou a dizer: "Não há lugar no Karate moderno para estilos diferentes. Eu escutei pessoas se referindo a mim como do estilo Shotokan, mas eu contesto fortemente essa classificação".

Toyama Kanken, um dos pioneiros do Karate primitivo
de Okinawa.

Mestre Toyama Kanken (1888 - 1966), afirmou: "Karate não tem estilos. Ele simplesmente molda um indivíduo em um objeto de defesa e ataque".

Mestre Chojun Miyagi, tido como o fundador do 
estilo Goju-Ryu de Karate.

Mestre Chojun Miyagi, considerado fundador do estilo Goju-Ryu, declarou: " Existe uma opinião insistente de que o Karate tem estilos diferentes. Eu penso que tal visão é errada, já que não existe nenhuma evidência disso".

Por que então os pioneiros do Karate de Okinawa inicialmente não aprovavam essa ideia de estilos diferenciados de Karate, apesar de cederem à esta visão posteriormente?

Tudo tem a ver com a vinda de uma personalidade esportista e política  japonesa à ilha de Okinawa em 1927. Seria uma visita que mudaria para sempre o destino do Karate.

Treinamento nos tempos da "Mão Chinesa" ou To De em Okinawa.

Na segunda metade da década de 1920, os estilos de Karate não ainda existiam oficialmente e os praticantes de "To De" nas diversas regiões da ilha de Okinawa, com suas variadas influências, partilhavam seus conhecimentos com os parceiros de treinamento a fim de desenvolverem sua própria visão e forma de auto expressão na prática de uma arte marcial em comum, compartilhando técnicas que tinham sua origem na China Continental que abrigava uma multiplicidade de estilos de combate corpo a corpo baseados em movimentos de animais, como  Tigre, Serpente, Garça, Macaco, Dragão, Leopardo, Louva-A-Deus, etc.

Chojun Miyagi, no alto à esquerda, comanda um treino de To De 
em Okinawa, nas fotos acima e abaixo.


Isso se deu numa época em que a palavra "Karate" simplesmente inexistia. O Karate nesses tempos era conhecido como "To Di"  ou "To De" que significa "Mão Chinesa", já que a maioria dos "estilos" praticados em Okinawa era originários da China, mais precisamente das artes marciais praticadas pelos monges do Templo de Shaolin, conhecidos como Kung Fu (e seus diversos estilos) ou Wu Shu atualmente. Mas há evidências fortíssimas que outros países da Ásia (como as Filipinas) e mesmo da Europa (França) contribuíram na formação do Karate de Okinawa com elementos de seus próprios métodos de combate.

Mas essa origem chinesa era um sério problema em 1927, pois o governo japonês queria a modernização e padronização dessa arte marcial praticada em Okinawa  e à todo custo.

Assim uma grande exibição foi preparada na ilha para a recepção da figura ilustre que representava o governo japonês e alguns mestres conceituados foram convocados para fazer a demonstração de "To De" com suas possíveis variações.

O jovem karateca Chojun Miyagi, à esquerda bloqueia 
e desfere um chute baixo no seu adversário.

Um dos escolhidos foi Chojun Miyagi, mais tarde apontado como um dos fundadores do estilo Goju Ryu.

Kyan Chotoku, um dos mais respeitáveis mestres de Okinawa.

Outro especialista a participar do evento foi Kyan Chotoku, um dos mais conhecidos mestres do estilo posteriormente denominado Shorin Ryu.

Kenwa Mabuni, criador do estilo de Karate, Shito Ryu.

O terceiro mestre a se apresentar seria Kenwa Mabuni, hoje reconhecido como fundador do estilo Shito Ryu. 

Eram estes apenas três dos vários especialistas locais do "To De". Denominar as artes marciais locais como "mão chinesa" não seria compatível com a onda de nacionalismo que crescia no Império do Sol Nascente e poderia contrariar as forças políticas antichinesas existentes; assim, os organizadores do evento decidiram intervir.

Foram classificados providencialmente os primeiros "estilos" de Karate supostamente originários de Okinawa. E para remover de vez com a conexão chinesa, passaram a identificar um estilo de acordo com a região de origem do demonstrador.

Naha, Shuri e Tomari, regiões distintas dentro de
uma mesma cidade.

Assim, o mestre Kyan Chotoku que era da região de Tomari, passou a chamar o "seu" Karate, por sugestão dos organizadores do evento, de "Tomari-Te" ou "Mão de Tomari". 

O mestre Chojun Miyagi vindo de Naha, denominou sua arte de "Naha-Te".

E mestre Mabuni Kenwa originário de Shuri, chamou o seu Karate de "Shuri-Te".

Desta forma o Karate passou a ser considerado oficialmente uma arte marcial de Okinawa. É interessante lembrar que as três regiões citadas estavam praticamente situadas na mesma cidade de Naha.

Jigoro Kano, o pai do Judô, político influente e
grande educador do Japão.

Isso tudo foi arranjado para agradar  o convidado ilustre que estava por chegar. Ninguém menos que o mestre fundador do Judô, Jigoro Kano, que tinha importantes ligações políticas com o Governo Japonês e ainda fazia parte do Comitê Olímpico, além de ser considerado o maior Educador do Japão.

A história diz que o mestre Gichin Funakoshi introduziu o Karate em Honshu, a principal ilha do Japão. Mas Funakoshi não foi o primeiro a levar o "To De" ou Karate ao Japão.

Jigoro Kano já era a autoridade máxima do Budô japonês quando a primeira introdução do Karate em Honshu se deu em 1908, por parte de seis alunos da Escola Secundária de Shuri, participando da 10ª Reunião de Demonstrações Marciais da Juventude ou Dai-Ju-kai Seinen Daienbu Taikai.

Essa demonstração se deu após o To De se tornar disciplina obrigatória na Escola Secundária de Shuri. Isso foi no mesmo ano em que o mestre de Okinawa, Anko Itosu, encaminhou seus "10 Preceitos do Karate" ao Ministério da Educação japonês.

Na época, Jigoro Kano era o diretor da Escola Normal Superior de Tóquio (Tokyo Shohan Shihan Gakko), além de comandar o Ministério da Educação.

Em 1910, alunos da Escola Secundária de Shuri e seus principais mestres visitaram o Instituto Kodokan (Casa do Judô) em Tóquio.

Em junho de 1911 acontece um torneio de Judô entre faixas brancas e vermelhas na Escola Normal de Shuri. O evento denominado Kohaku-Shiai criado por Jigoro Kano, já era tradicional no Kodokan e foi adotado na escola de Shuri ainda em 1911, com a aprovação de Anko Itosu.


Choki Motobu, um dos mestres mais temidos de 
Okinawa. Tinha um temperamento difícil, relatam.

O Mestre de Okinawa Choki Motobu (1870-1944) mudou-se para Akasaka, no Japão, em 1921 e, da mesma forma, Gichin Funakoshi migrou para Tóquio, em 1922.

Finalmente em 1927, se deu a visita de Jigoro Kano, fundador do Judô, à Okinawa, onde ocorreu uma demonstração dos mestres locais e o próprio Kano concedeu uma palestra sobre o Judô.

Dois mestres demonstradores, Chojun Miyagi e Kenwa Mabuni, receberam elogios de Kano e isso influenciaria a ida de Kenwa Mabuni definitivamente para o Japão.

Anteriormente, somente em 1921, que o príncipe herdeiro Hirohito em viagem para a Europa e fazendo escala em Okinawa, assistiu uma demonstração organizada por Gichin Funakoshi.

Assim, no mesmo ano, Funakoshi foi convidado a fazer demonstrações de seu Karate em Tóquio, participando de uma exibição esportiva de nível nacional.

Os grandes amigos, Jigoro Kano (judô) e Gichin Funakoshi (karate).
Ambos eram considerados muitos capacitados para o ensino e liderança.



A partir desse evento, ocorreram mais demonstrações regulares no Japão comandadas por Gichin Funakoshi, que acabou aceitando o convite de Jigoro Kano para morar definitivamente em Tóquio, se tornando os dois grandes amigos.

Para combater a resistência inicial do povo japonês que tinha grande preconceito de tudo que vinha de Okinawa, houve mais mudanças. O traje habitual dos praticantes da ilha, foram substituídos pelo tradicional judo-gi branco (ou kimono), que foi adaptado posteriormente para o Karate. Além disso, começou-se adotar o sistema de graduação através de faixas coloridas.

E à medida que esses estilos fizeram a transição de Okinawa para o Japão, chegava o tempo de cortar definitivamente qualquer conexão também com Okinawa, para assim estabelecer de vez o Karate como uma arte marcial legitimamente japonesa, como o Judô, Aikidô e o Kendô.

Os três pilares do Budô japonês: Ueshiba, Kano e Funakoshi.

O primeiro Dojô independente de Karate Shotokan no Japão foi fundado por volta de 1939 pelos alunos mais graduados de Gichin Funakoshi que já estava com 71 anos. O mesmo Dojô seria destruído por um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Após o término da guerra, o Karate (e suas variações) se reergueu e se consolidou como uma autêntica arte marcial japonesa; e os principais alunos de Funakoshi liderados por Masatoshi Nakayama e Isao Obata, fundaram a Nihon Karate Kyokai ou a Japan Karate Association (JKA), em 27 de maio de 1949, a maior e mais respeitada associação de Karate no mundo. 

Foi assim o caminho percorrido pelo Karate de Okinawa até o Japão e desta forma foram criados os primeiros "estilos" que originaram outros inúmeros que conhecemos atualmente.

Quando perguntaram aos mestres nativos de Okinawa como gostariam que seu estilo fosse chamado na década de 1930, Kenwa Mabuni chamou o seu de "Shito Ryu", em homenagem ao seus dois mestres de Okinawa, usando as iniciais de seus nomes,  (Anko) Itosu e (Kanryo) Higaonna. A sílaba "Ito" de Itosu poderia ser lida como "Shi" e a sílaba "Higa" de Higaonna, poderia ser lida como "To". Daí Shito. E "ryu" significa "Escola".

Chojun Miyagi chamou o seu estilo de "Goju Ryu"; onde "go" é traduzido como duro e "ju" como suave. Então Goju Ryu significa "Duro e Suave". 

Gichin Funakoshi passou a chamar seu estilo de Shotokan. A palavra "shoto" pode ser traduzida como "pequeno bosque" ou, segundo algumas traduções, "pinheiros ondulando ao vento". E "kan" pode ser entendido como "casa" ou "escola". Assim, Shotokan poderia ser traduzido como "Casa de Shoto" ou "Escola dos Pinheiros ondulando ao Vento".

Naturalmente todo mestre de "To Di" ou "To De" que migrou para o Japão se submeteu ao mesmo processo de transição,  ainda que essencialmente praticassem a mesma coisa.

 Treino de Karate em frente ao
Castelo de Shuri, em Okinawa, em 1938. 


O Karate de Okinawa antes praticado de forma unificada passou a ser dividido em diversos estilos ou escolas.

Apesar da separação, atualmente ainda se pode observar as semelhanças entre os diversos estilos nos Kata ou Heian (formas), por exemplo. Existem pequenas variações de um estilo para o outro.

E podemos perceber que o Karate esportivo tomou conta do cenário nas últimas décadas pelo mundo e já é considerado um "esporte olímpico", contrariando suas origens de legítima arte marcial e defesa pessoal, por vezes mortal. Há alguma tentativa de tentar resgatar o "Karate Tradicional" e os métodos de treinamento de Okinawa, mas a modernidade é implacável nos tempos atuais.

Ninguém contesta que a origem do To De ou Karate japonês
está no Kung Fu chinês.


Da mesma forma isso ocorreu com o tradicional Kung Fu chinês e seus inúmeros estilos, que foi o principal responsável pelo surgimento do Karate de Okinawa. O Kung Fu, agora padronizado e denominado Wu Shu pelo governo comunista chinês é praticamente controlado e considerado uma simples atividade esportiva de competição limitando o seu real potencial de combate e formação ao público em geral. E a situação se agravou nas últimas décadas com as mortes dos velhos mestres que mantinham e defendiam a tradição de Shaolin.

Conclui-se então, que a ideia dos estilos do Karate japonês não passou basicamente de um "marketing político" para espalhar a arte do Karate e torná-la aceitável e acessível ao povo japonês inicialmente resistente à novidade estrangeira.

O importante aqui é lembrar que o Karateca, o verdadeiro artista marcial, nunca deve permitir que o seu "estilo" ou normas impostas por uma escola ou governo, o limite no seu desenvolvimento pessoal através do "Caminho das Mãos Vazias" ou Karate-Do.

Oss!


Por Eumário J. Teixeira.

GALERIA MESTRES DO KARATE - I

 

Selecionei algumas fotos de alguns mestres que foram muito influentes na história e desenvolvimento do Karate, desde Okinawa até o Japão. É impossível lembrar de todos que foram decisivos no "Caminho das Mãos Vazias", mas escolhi algumas figurinhas carimbadas. Em breve virão mais postagens com outras fotos interessantes. Espero que apreciem.

01 - Choki Motubu

02 - Gichin Funakoshi

03 - Yoshitaka "Gigo" Funakoshi

04 - Kenwa Mabuni

05 - Chojun Miyagi 

06 - Chosin Chibana

07 - Tatsuo Shimabuku

08 - Gogen Yamaguchi

09 - Kanbun Uechi


10 - Masutatsu Oyama
11 - Hidetaka Nishiyama


12 - Hirokazu Kanazawa


Por Eumário J. Teixeira.