É incrível o
fascínio exercido em todo o México pela figura lendária do inesquecível lutador
de pancrácio ou luta-livre, conhecido como Santo, o mascarado de prata. Seu
estatus de celebridade entres os mexicanos atinge diversas gerações e supera,
ao meu ver, a de personalidades também históricas de revolucionários Emiliano
Zapata e Pancho Villa, do ator e comediante Cantiflas, do boxeador Júllio César
Chaves e do seu maior rival e também
lutador Blue Demon. Faço aqui outra homenagem ao lendário Mascarado de Prata, incentivado pela incrível aceitação que a primeira postagem, "Santo, o Mascarado de Prata", obteve neste blog.
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El Santo, o lendário Mascarado de Prata |
Santo, ou
melhor Rodolfo Guzmán Huerta, ficou conhecido internacionalmente graças aos
seus mais de 50 filmes “b”, que eram películas temperadas com muita ação,
terror, ficção científica e mulheres bonitas como as musas mexicanas Lorena
Velásquez, Maria Duval e Gina Román. Mas em seu país ele foi respeitado pelas
suas conquistas nos ringues, em lutas reais e muitas vezes sangrentas contra
adversários verozes, que nada lembravam as lutas combinadas que assistíamos
pela TV nos anos de 1970 aqui no Brasil.
Mesmo os
rivais tradicionais de Santo, como El Murciélago Velázquez, Black Shadow, Bobby
Lee, El Cavernario Galindo, Espanto I e Blue Demon acabaram por ceder aos
encantos de seu bom caráter, pois mesmo derrotando seus adversários ou
raramente sendo derrotado por um por outro, nunca perdeu o respeito por eles. Santo tinha realmente um carisma e perfil
natural para ser um herói popular e assim aconteceu. O garoto Rodolfo Guzmán de
6 anos não imaginava que quando mudasse com a família para a cidade do México
para tratar de uma infecção no braço de sua mãe, Josefina Huerta, se tornaria o
maior lutador de pancrácio do país.
Tempos
depois, já estabelecido com a família na cidade do México, o pequeno Rodolfo voltava
da escola primária com alguns colegas, quando presenciou algo que anunciaria que
sua vida ainda enfrentaria momentos dramáticos.
Os garotos testemunharam um gato preto ser atropelado e morto por um carro. Um amigo
superticioso afirmou que o acidente seria um sinal de azar para alguém do
grupo. Assim, quando Rodolfo chega em sua casa, depara com o seu pai, Jesus
Guzmán, morto.
Inicialmente
seus irmãos mais velhos, Jesus e Miguel, se aventuram na luta-livre com o
desejo de se profissionalizar e manter a casa, treinando no Ginásio Montezuma.
Miguel chega a se destacar como Black Gusmán, mas um acidente inesperado
acontece e Jesus, o Pantera Negra, falece devido aos golpes recebidos num
combate contra um lutador chamado El Gato.
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El Murciélago Velázquez e Black Shadow, os primeiros rivais de El Santo |
Rodolfo não
se amedronta e parte também para os treinamentos contrariando sua mãe. Inicialmente
adota os nomes de guerra Rudy Guzmán, El Hombre Rojo e Murciélago II (em
homenagem a Murciélago Velázquez), até definir sua escolha para El Santo,
passando então a usar uma máscara branca de couro tratado cujas costuras
internas machucavam bastante o seu rosto.
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O primeiro visual de Santo |
Sua estréia
nos ringues foi em 26 de julho de 1942 na Arena do México num combate com
vários adversários uns contra os outros. Nessa ocasião o vencedor da batalha
foi Ciclón Veloz, pois Santo teria sido desclassificado excesso de
agressividade e por usar golpes baixos.
Em 1943, aos
26 anos, ganharia o título de campeão nacional dos pesos médios derrotando até
então dono do título, Jesus Murciélago Velázquez, que o impediu de usar o
codinome “Murciélago II”. Ainda nessa ano, no mês de julho, Santo perde o
título para Roberto (Bobby) Bonales.
No ano
seguinte depois de sair ileso de um acidente automobilístico, Santo derrota
Jack O’Brien e recupera em seguida seu título de campeão nacional vencendo o próprio
Bobby Bonales.
No ano de
1944 Santo formaria uma dupla invencível com Gori Guerrero (para alguns a
melhor de todas da Lucha Libre Mexicana), conhecida como “La Pareja Atomica” (A
Parelha Atômica) graças ao recente advento da bomba atômica. Ainda na década de
1940, além do título de Campeão Nacional dos Médios, Santo conquistaria o
primeiro campeonato Mundial Welter da NWA, ao derrotar Pete Pancoff.
A partir daí
Santo só acumulou fama e vitórias derrotando adversários duríssimos em
confrontos sangrentos que valiam a máscara, algumas das vítimas foram Black
Shadow; Lobo Negro; Espanto I; Halcon Negro; Golden Terror; e El Gladiador
& Bobby Lee. E da mesma forma, só que valendo os cabelos, podemos citar
Jack O’Brien; Chico Casasola; Bobby Lee; Enriques Llanes; el Cavernario
Galindo, Murciélago Velázquez & El Perro Aguayo.
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El Santo e Blue Demon, amigos e rivais |
Blue Demon
um rival à altura, derrotou Santo por duas vezes seguidas, nos anos 1952 e 1953,
não se sabe de outras derrotas de Santo após essas contra o Demônio Azul. Blue
Demon teria vingado a seu compadre Black Shadow, humilhado na ocasião pela retirada
da máscara no confronto contra Santo em 17 de novembro de 1952. Chegou-se a
especular um confronto valendo máscaras entre Santo e Blue Demon, mas não houve
acordo entre as partes.
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El Santo (jovem e em forma) vs. Carvernario Galindo, numa luta feroz e real valendo a máscara |
Para se ter
uma idéia do mistério da verdadeira identidade de Santo, ele só viria revelar
seu rosto em público 42 anos depois de sua estréia como o Mascarado de Prata e
por vontade própria.
No Início
dos anos de 1950 a popularidade de Santo cada vez maior graças às revistas de
fotonovelas produzidas por José G. Cruz
nas quais o personagem principal era Santo, el Enmascarado de Plata. A
parceria com José Cruz terminaria pouco depois por questões contratuais e seria
lançado um personagem semelhante. Os produtores de filmes viram na marca “Santo”
um produto de consumo promissor e assim El Santo passa a ser também uma estrela
de cinema, representando a si mesmo na condição de quase um super-herói
mexicano que luta contra o mal representado por marcianos, vampiros,
lobisomens, múmias, gangsters, etc. Inevitavelmente sua fama transcende as
fronteiras do México. Seus ex-adversários e rivais, como Black Shadow, Blue
Demon e Mil Máscaras, agora parceiros, participam também das películas de ação.
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El Santo vs. El Espanto, nada de teatro, mas sangue e suor |
Os seus
filmes mais cultuados são: Santo contra os Zumbis (1961); Santo Contra As
Mulheres Vampiro (1962); Santo - O Barão Brákola (1965); Santo contra a Invasão dos Marcianos (1966); Santo e Blue
Demon contra Drácula e o Homem Lobo (1972); Santo e Blue Demon contra o Dr.
Frankestein (1973).
Em 1980,
Santo começa a preparar seu filho caçula, Jorge, para sucedê-lo. No ano
seguinte, acontece outra grande perda para o Mascarado de Prata. Sua esposa
Maria de los Angeles Rodriguez Montaño, companheira de 40 anos, falece. Rodolfo
Guzmán fica extremamente abatido mas continua a cumprir sua agenda de
compromissos, embora sem a mesma alegria.
Ainda em
1981, numa luta de exibição junto a Huracán Ramirez e Rayo de Jalisco Sr.,
encararam o trio Los Misioneros de La Muerte (integrado por El Texano, El Signo
e El Negro Navarro). Durante o confronto Santo recebe um chute no peito que lhe
causa desmaio e um ataque cardíaco quase fatal. Graças à ação rápida de Hurácan
Ramirez que o carregou para fora do ringue massageando o peito de El Santo
contra seu ombro, o veterano Mascarado de Prata sobreviveu. O acidente não foi
suficiente para que Rodolfo Guzmán Huerta deixasse de atuar como El Santo, aos
63 anos. Los Misioneros de la Muerte ficaram famosos por quase acabarem com a
vida do lendário Mascarado de Prata.
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Homenagens para a última luta em 1982 |
Em 12 de
setembro de 1982, seguindo orientações médicas, encerra sua carreira de lutador
numa última apresentação festiva e emocionante, atraíndo milhares de fãs para
El Toreio de Cuatro Caminos (Praça de Touros) onde recebeu várias homenagens na
presença presença de velhos amigos e rivais, além de seu filho Jorge, conhecido
como El Hijo de El Santo. Na ocasião, junto a Gori Guerrero, Hurácan Ramirez e El Solitário, enfrentou
os implacáveis Perro Aguayo e novamente Los Misioneros de la Muerte. El Santo notadamente
já não tinha o mesmo vigor e sua saúde declinava, era de se esperar que seu
desempenho, como de alguns de seus companheiros, não fosse dos melhores tornando
sua despedida ainda mais melancólica.
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Tirando a máscara prateada na TV em 1984 pouco antes de falecer |
Passando
então a atuar somente em shows de escapismo e até em touradas, surpreendeu a
todos no famoso programa de entrevistas chamado Contrapunto da TV mexicana, em
26 de janeiro de 1984, quando retirou quase que inteiramente sua máscara
prateada revelando sua face sexagenária. Ele mesmo acreditava que se um dia seu
rosto fosse revelado publicamente, seria o sinal de que sua morte se
aproximava.
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Nasce a lenda da luta livre |
Então, pouco
mais de uma semana depois, em 05 de fevereiro de 1984, sua morte é anunciada.
El Santo foi vítima de um ataque cardíaco aos 66 anos logo depois de apresentar
um ato de escapismo no teatro Blanquita na cidade do México. Durante o cortejo
do Mascarado de Prata milhares de pessoas saíram às ruas para prestar uma
última homenagem ao ídolo, bradando: “Santo, Santo, Santo, Santo!”. Ele foi
sepultado com sua famosa máscara de prata, conforme seu desejo.
A seguir, muitos tentaram tomar o trono de El
Santo. Jorge Guzmán, El Hijo de Santo,
não foi brilhante como o pai, mas também não decepcionou; como também o lutador
Axel, conhecido como El Nieto de Santo,
impedido judicialmente por Jorge Guzmán de usar a marca “Santo”, apesar do
público em geral o aceitar também como um herdeiro natural do lutador lendário.
Nem mesmo Blue Demon (que morreria em 2000) conseguiu preencher o vazio deixado
pelo Enmascarado de Plata no coração do povo mexicano.
Um
documentário sobre El Enmascarado de Plata foi produzido pelo programa de TV
mexicana “La História detrás del Mito” (disponível no youtube) resumindo a
trajetória do lutador e a intimidade familiar de Rodolfo Guzmán Huerta, el
Santo, incluindo muitos testemunhos de parentes, amigos e lutadores do passado
e do presente.
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Estátua em Tulancingo, o Filho de Santo estava presente |
As
celebrações continuam e El Santo sempre será lembrado pelo povo mexicano.
Dentre as homenagens que se destacam temos uma estátua de Santo próxima ao
museu de Ferrocarril em Tulancingo, no estado de Hidalgo, terra natal do
lutador lendário.
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Estátua na cidade do México |
Outra
estátua foi erguida numa praça na entrada do bairro Tepito, na cidade do
México.
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El Hijo del Santo e imagem em tamanho natural de seu pai no museu de cêra na cidade do México |
Ainda na
cidade do México, há uma figura de cêra em tamanho natural e com surpreedente
realismo do Mascarado de Prata.
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Sêlos comemorativos em homenagem a el Santo |
Sêlos
comemorativos já foram impressos com a figura de El Santo.
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Missa para o Lutador Mascarado |
Missas
católicas em sua memória são comuns na cidade do México.
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O Santo-móvel em exposição |
Exposições
com fotos, suas máscaras prateadas, capas e parafenálias que usava nos filmes
são frequentes em eventos culturais, como a exibição do “santomobile”, o carro
usado em muitos de seus filmes.
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Jack Black, como um luchador enmascarado de lucha libre |
Jack Black
protagonizou o filme “Nacho Libre” em 2006, que apesar de satírico, não deixou
de ser uma clara homenagem aos lendários lutadores mascarados mexicanos, mas
sobretudo ao maior deles, el Santo.
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Exposição de fotografias de Lourdes Grobet sobre Santo |
Por tudo
isso posso dizer que El Santo nunca será esquecido pelos seus milhares de fãs
em todo o mundo. Antes de ser um herói popular, Rodolfo Guzmán Huerta era um
homem mortal, com defeitos e virtudes, um pecador como todos nós, mas que
certamente temia a Deus, amava sua família, respeitava seus adversários e tinha
um nobre caráter.
Viva El
Enmascarado de Plata, que Deus tenha misericórdia de sua alma.
Por Eumário
J. Teixeira