14 de nov. de 2009

O JUDOKA - Dos gibis ao cinema


Pertenço a uma geração que cresceu influenciada pelas histórias-em-quadrinhos, gibis ou “revistinhas”. No início da década de 1970 iniciou-se a época de ouro dos quadrinhos no Brasil, pelo menos para mim. Quando ainda era um ‘pré-adolescente’, descobri as revistinhas através de primos mais velhos que tinham uma grande coleção de personagens variados tais como, Batman & Robin, Superman, Superboy, Aquaman, Tarzan, Cheyenne, Zorro, Fantasma, Mandrake, Cavaleiro Negro, Homem Aranha, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, etc. Fiquei tão fascinado pelas histórias e sobretudo com as ilustrações que comecei a tentar reproduzi-las num caderninho de desenho lá pelos meus 10 ou 11 anos de idade. Era o que queria da vida, ser desenhista de gibis e ganhar dinheiro com isso. Os meus heróis preferidos eram Batman (de Neil Adams e Dick Giordano), Homem de Ferro (de George Tuska), Homem Aranha (de John Romita), Cheyenne, Cavaleiro Negro e Fantasma (de Sy Barry), mas todos eles eram personagens criados nos Estados Unidos baseados em sua própria cultura e seu modo de vida e, apesar de serem interessantes, eu não tinha como me projetar para o mundo em que viviam.
Durante os fins de semana em meados da década de 1970, eu costumava visitar alguns primos num bairro mais afastado de onde morava, foi lá que me revelaram a coleção de O Judoka, um herói brasileiro e literalmente verde e amarelo. Os desenhos não eram tão caprichados e técnicos como os dos americanos, mas me identifiquei imediatamente com o personagem, fora o fato de que eu percebia que com esforço poderia reproduzir o personagem no meu caderninho de desenho.

Desenhos de Cláudio Almeida
O Judoka (brasileiro) foi criado em 1969 pela Ebal (Editora Brasil-América), que publicou até a sexta edição a revista homônima com o personagem ‘Judomaster’ (criado pelo norte-americano Frank Mclaughin da Charlton Comics). A partir da sétima publicação o nosso Judoka substituiu o Judomaster. 
Desenhos de Francisco F. Sampaio
Passava desapercerbido para mim ainda criança e talvez para muitos rapazes alienados, que vivíamos sob uma suposta ditadura militar e que o personagem de cunho patriótico exaltava o orgulho de ser brasileiro e defendia as virtudes do nosso país. O Brasil jazia sobre o comando do General Emílio Garrastazu Médici e era embalado pelo famoso slogan político “Brasil, ame-o ou deixe-o!”. Com a nossa seleção tornando-se tri-campeã de futebol no méxico em 1970, graças a Pelé e companhia, fortaleceu-se ainda mais a campanha patriótica imposta pelo governo militar dito repressivo que combatia os agentes subversivos comunistas e guerrilheiros terroristas.
Mas o Judoka não tinha nada a ver com isso e muito menos eu, o que me importava mesmo era os desenhos e as aventuras do herói.


Desenhos de Mário José de Lima
As histórias eram escritas por Pedro Anísio (alguém sabe do seu paradeiro?) e desenhadas por uma equipe de artistas que se revezavam a cada edição. O meu desenhista predileto era Mário José de Lima, (de estilo simples, quase rascunhado) que desenhou “Nas Garras do Homem Búfalo”; “Marcianos na Floresta”; “Perigo no Pão de Açúcar”, etc., e os outros eram Fernando Eduardo Baron (que era diretor de arte da EBAL), Floriano Hermeto de Almeida Filho ou FHAF (de estilo europeu, audacioso e interessante), Benedito Cândido Machado Filho (que tinha estilo semelhante ao do americano John Buscema), Cláudio Almeida, Alberto Silva e finalmente Francisco Ferreira Sampaio, que segundo consta, sofria de problemas psicológicos e cometeu suicídio em 2003 pulando da janela de seu apartamento no bairro carioca de Fátima; Francisco aliás, dava ao Judoka traços semelhantes ao do ator Pedro Aguinaga. Alguém sabe algo sobre esses caras? Se os demais estão ainda vivos, como estarão? Se alguém me der alguma dica, agradeço.  O personagem o Judoka em sua identidade secreta era um jovem estudante chamado Carlos que tinha como mestre de Judô o sábio e esotérico Shiram Minamoto. 
 
Desenhos de Floriano Hermeto de A. Filho

Carlos ou Judoka, não tinha um judomóvel, e sim um volkswagen presenteado pelo tio Bené, com quem trabalhava num escritório de Arquitetura, apesar de descolar uma moto de vez em quando; tinha também uma namorada de nome Lúcia, que mais tarde se tornaria sua parceira contra o crime. Os uniformes da dupla eram praticamente iguais, usavam um macacão de malha justa de cor verde com um losango amarelo no peito e apenas a parte superior do kimono (de cor branca) e a faixa prêta, é claro. As aventuras aconteciam em todo o Brasil apesar de o Judoka ser carioca da gema, pois enfrentou falsos marcianos no triângulo mineiro, confrontou-se com os gigantes de Apuarema em Salvador e enfrentou bandoleiros em plena construção 
da Transamazônica. Como o Judoka dos quadrinhos fez muito sucesso, resolveram fazer uma versão para o cinema com o consagrado modêlo Pedro Aguinaga no papel do herói e a atriz Elizângela como Lúcia. O filme foi lançado em 1973, e foi um fracasso.

Desenhos de Alberto silva
Não tive oportunidade de assistir e acho que não chegou a ser distribuído para o interior do país. De qualquer forma, seria interessante conferir uma cópia, se alguém a tiver ou puder me informar onde consegui-la, ficarei muito grato. Sei que o galã Pedro Aguinaga além de nunca ter sido um bom ator, nunca tinha treinado artes marciais na vida, no máximo deve ter feito um “curso intensivo” de judô e karatê para as filmagens, também não tinha o tipo físico ideal para o personagem, pois era muito alto e magro para o padrão brasileiro. Já Elizângela, uma boa atriz de novelas televisivas, típica morena brasileira, bonita, charmosa e de pernas bem feitas, caiu como uma luva para o papel. Carlos (O Judoka) representou para muitos adolescentes brasileiros, o mesmo que o personagem de Peter Parker (Homem Aranha) para os jovens norte-americanos. Era um cara comum que tinha família, trabalhava, estudava, tinha uma namorada e uma identidade secreta que lhe trazia sérios problemas. Você fantasiava e pensava: “Puxa vida, isso poderia ter acontecido comigo”. A revista O Judoka durou por 5 anos, de 1969 a 1973, um marco, em se tratando de um herói genuinamente nacional que competia com os heróis e super-heróis da D. C. Comics e Marvel americanas. 
Viva o Judoka!
O Judoka em ação no filme de 1973
Por Eumário José Teixeira.

9 de nov. de 2009

OBITUÁRIO DA MÚSICA

Com o simples objetivo de informar e se manter informado venho a partir desta tentar manter esse obituário atualizado, para que a partida de alguns nomes importantes da música não passem desapercebidos.
Obs.:Aceito ajuda para atualização ou correção do quadro.

Lista Internacional:

Década de 1950
- 25/12/1954 - Johnny Ace (cantor), brincando de roleta russa com um revólver, aos 25 anos
- 12/03/1955 – Charlie Parker, fundador do movimento bebop no jazz, saxofonista, conhecido como “bird”
- 03/02/1959 - Buddy Holly (guitarrista, vocalista e compositor do The Crickets), acidente aéreo, aos 23 anos
- 03/02/1959 - Ritchie Valens (cantor), acidente aéreo, aos 18 anos
- 03/02/1959 - J.P. Richardson (cantor e compositor), acidente aéreo, aos 29 anos
- 17/07/1959 – Billy Hollday (Eleanor Fagan Gough) chamadas pelos fãs de Lady Day, cantora de estilo elegante e charmoso de jazz, blues e love songs, complicações hepáticas aos 44 anos

Década de 1960
- 17/04/1960 - Eddie Cochran (cantor e compositor), acidente automobilístico, aos 22 anos
- 10/04/1962 - Stuart Sutcliffe (ex-baixista do The Beatles), hemorragia cerebral, aos 22 anos
- 05/03/1963 - Patsy Cline (cantora de rockabilly), acidente aéreo, aos 31 anos
- 24/05/1963 – Elmore James, de vocal estridente era considerado o rei da slide guitar, um ícone do blues, gravou ¨Dust My Broom” e “It Hurts Me Too”, ataque cardíaco aos 45 anos.
- 01/08/1964 - Johnny Burnette (cantor), afogado em um acidente de barco, aos 30 anos
- 21/10/1965 - Bill Black (baixista de Elvis Presley), aos 39 anos
- 18/07/1966 - Bobby Fuller (cantor), suicídio (ou assassinato), aos 24 anos
- 07/10/1966 - Johnny Kidd (vocalista do Johnny Kidd & The Pirates ), acidente automobilístico, aos 27 anos
- 17/07/1967 – John Coltrane, Saxofonista e compositor de jazz, de câncer no fígado.
- 14/05/1969 - Martin Lamble (baterista do Fairport Convention), acidente automobilístico
- 03/09/1969 - Brian Jones (guitarrista dos Rolling Stones), afogamento, aos 27 anos

Década de 1970
- 03/09/1970 - Alan Wilson, vocalista, gaitista e guitarrista do Canned Heat, de overdose, aos 27 anos
- 18/09/1970 - Jimi Hendrix, overdose, aos 27 anos
- 04/10/1970 - Janis Joplin, overdose, aos 27 anos
- 03/07/1971 - Jim Morrison, overdose, aos 27 anos
- 12/10/1971 - Gene Vincent, pioneiro do rock & roll, úlcera, aos 36 anos
- 29/10/1971 - Duane Allman, guitarrista slide (The Allman Brothers Band), acidente de motocicleta, aos 25 anos
- 27/01/1972 – Mahalia Jackson, rainha do gospel, influência decisiva para Aretha Framklin, de causas naturais.
- 27/04/1972 - Phil King (baixista do Blue Oyster Cult), assassinado
- 03/05/1972 - Leslie Harvey (guitarrista do Stone the Crows), eletrocutado no palco ao pisar no fio do microfone com os pés molhados
- 02/08/1972 - Brian Cole (baixista do Associations), overdose, aos 27 anos
- 06/11/1972 - Billy Murcia (baterista do The New York Dolls), overdose, aos 21 anos
- 21/11/1972 - Berry Oakley (The Allman Brothers Band), acidente de motocicleta
- 08/03/1973 - Ron "Pigpen" McKernan (tecladista do Grateful Dead), complicações estomacais, aos 27 anos
- 14/06/1973 - Clarence White (ex-The Byrds), atropelado
- 19/09/1973 - Gram Parsons (ex-The Byrds), overdose de tequila e morfina
- 26/11/1973 - John Rostill (integrante do The Shadows), eletrocutado enquanto tocava guitarra em um estúdio caseiro, aos 31 anos
- 17/04/1974 - Vinnie Taylor (guitarrista do Sha Na Na e do Canned Heat), overdose, aos 24 anos
- 23/09/1974 - Robbie McIntosh (baterista da Average White Band), overdose ao cheirar heroína pura pensando que era cocaína, aos 42 anos
- 08/05/1974 - Graham Bond, acidente (ou suicídio) ao cair nos trilhos do metrô
- 29/07/1974 - Mama Cass (The Mamas & The Papas), ataque cardíaco, aos 30 anos
- 25/11/1974 - Nick Drake, overdose de antidepressivos, aos 26 anos
- 23/04/1975 - Pete Ham (integrante do Badfinger), suicídio, aos 28 anos
- 02/10/1975 - Dave Alexander (baixista do The Stooges), pneumonia, aos 28 anos
- 08/12/1975 - Gary Thain (ex-integrante do Uriah Heep), overdose, aos 27 anos
- 10/01/1976 – Howlin’ Wolf (Chester Arthur Burnett), um dos pilares do blues de Chicago, vocalista de voz gutural e uivante, gaitista e guitarrista, gravou “Sittin’ On Top Of The World”, “The Red Rooster” e “who’s Be Talking”, complicações em cirurgia aos 66 anos
- 04/12/1976 - Tommy Bolin (guitarrista do Deep Purple), overdose aos 25 anos
- 28/12/1976 – Freddy (Freddie) King, guitarrista influente do blues gravou “I’ m Tore Down” e “Hide Away”, Eric Clapton era seu grande fã, precocemente de ataque cardíaco
- 16/08/1977 - Elvis Presley, o rei do Rock, insuficiência cardíaca, aos 42 anos
- 16/09/1977 - Marc Bolan, acidente automobilístico, aos 30 anos
- 20/10/1977 - Ronnie van Zant (Lynyrd Skynyrd), acidente aéreo
- 20/10/1977 - Steven Gaines (Lynyrd Skynyrd), acidente aéreo
- 23/01/1978 - Terry Kath (vocalista e guitarrista do Chicago), ao disparar uma arma acidentalmente contra a própria cabeça, aos 32 anos
- 07/09/1978 - Keith Moon (baterista do The Who), overdose, aos 32 anos
- 27/12/1978 - Chris Bell (guitarrista do Big Star), acidente automobilístico, aos 27 anos
- 02/02/1979 - Sid Vicious (baixista dos Sex Pistols), overdose, aos 22 anos
- 19/08/1979 - Dorsey Burnette, ataque cardíaco, aos 47 anos
- 17/11/1979 - John Glascock (baixista do Jethro Tull), complicações cardíacas, aos 28 anos

Década de 1980
- 19/02/1980 - Bon Scott (vocalista do AC/DC), sufocado com o próprio vômito devido a coma alcoólico, aos 33 anos
- 18/05/1980 - Ian Curtis (vocalista do Joy Division), suicídio por enforcamento, aos 23 anos
- 25/09/1980 - John Bonham (baterista do Led Zeppelin), overdose alcoólica, aos 33 anos
- 08/12/1980 - John Lennon (guitarrista e vocalista dos Beatles), assassinado, aos 40 anos
- 15/02/1981 – Michael (Mike) Bloomfield, guitarrista norte americano de blues rock, tocou com Paul Butterfield, American Flag, Al Kooper e Bob Dylan, de overdose aos 37 anos.
- 19/02/1981 - Bill Haley, ataque cardíaco, aos 55 anos
- 05/04/1981 - Bob "The Bear" Hite (vocalista do Canned Heat), infarto, aos 35 anos
- 11/05/1981 - Bob Marley (guitarrista e vocalista do The Wailers), câncer, aos 36 anos
- 04/02/1982 - Alex Harvey (líder da The Sensational Alex Harvey Band), ataque cardíaco, aos 47 anos
- 17/02/1982 – Thelonious Monk, pianista e compositor de jazz, de estilo nada ortodoxo.
- 19/03/1982 - Randy Rhoads (guitarrista do Ozzy Osbourne), acidente aéreo, aos 25 anos
- 16/06/1982 - James Honeyman-Scott (guitarrista do The Pretenders), overdose, aos 24 anos
- 14/04/1983 - Pete Farndon (baixista do The Pretenders), overdose, aos 30 anos
- 17/04/1983 - Felix Pappalardi (baixista e tecladista do Mountain), assassinado a tiros por sua esposa, aos 43 anos
- 30/04/1983 – Muddy Waters (Mckinley Morganfield), um dos pilares do blues, gravou “Mannish Boy”, “I’m Your Hoochie Coochie Man”, guitarrista slide e voz característica, ataque cardíaco aos 68 anos
- 23/11/1983 - Tom Evans (guitarrista do Badfinger), suicídio por enforcamento, aos 36 anos
- 28/12/1983 - Dennis Wilson (baterista do Beach Boys), afogado, aos 39 anos
- 01/04/1984 - Marvin Gaye, assassinado pelo próprio pai, aos 44 anos
- 28/02/1985 - David Byron (vocalista fundador do Uriah Heep), ataque cardíaco, aos 38 anos
- 12/12/1985 - Ian Stewart (tecladista do Rolling Stones), ataque cardíaco, aos 47 anos
- 04/01/1986 - Phil Lynott (vocalista e guitarrista do Thin Lizzy), problemas cardíacos e pneumonia causados pelo abuso de drogas, aos 36 anos
- 04/03/1986 - Richard Manuel (integrante do The Band), suicídio, aos 41 anos
- 27/09/1986 - Cliff Burton (baixista do Metallica), acidente de ônibus, aos 24 anos
- 04/05/1987 - Paul Butterfield, fundador da Butterfield blues Band, gaitista e vocalista de blues rock, overdose, aos 44 anos
- 11/09/1987 - Peter Tosh, assassinado, aos 42 anos
- 06/12/1988 - Roy Orbison, vocalista melancólico e pioneiro do rock & roll, ataque cardíaco, aos 52 anos
- 27/06/1988 - Hillel Slovak (guitarrista do Red Hot Chilli Peppers), overdose, aos 26 anos

Década de 1990
- 23/01/1990 - Allen Collins (integrante do Lynyrd Skynyrd), pneumonia, aos 37 anos
- 27/08/1990 - Stevie Ray Vaughan, guitarrista texano influenciado por Jimi Hendrix e Albert King, de acidente aéreo, aos 35 anos
- 06/09/1990 - Tom Fogerty (guitarrista rítmico do Creedence Clearwater Revival), irmão de John Forgety, tuberculose, aos 48 anos
- 08/01/1991 - Steve Clark (guitarrista do Def Leppard), insuficiência respiratória, aos 30 anos
- 20/04/1991 - Steve Marriott (ex-vocalista do The Small Faces), em um incêndio, aos 46 anos
- 23/04/1991 - Johnny Thunders (integrante do New York Dolls), overdose, aos 38 anos
- 17/09/1991 - Rob Tyner (vocalista do MC5), ataque cardíaco, aos 46 anos
- 24/11/1991 - Freddie Mercury (vocalista do Queen), AIDS, aos 45 anos
- 24/11/1991 - Eric Carr (baterista do Kiss), câncer, aos 41 anos
- 21/12/1992 – Albert King, guitarrista canhoto de blues, mestre da flying V guitar, gravou “Born Under A Bad Sign” e “Crosscut Saw”, ataque cardíaco
- 28/06/1993 - G.G. Allin, overdose, aos 36 anos
- 17/10/1993 - Criss Oliva (guitarrista do Savatage), acidente de carro, aos 30 anos
- 04/12/1993 - Frank Zappa, câncer, aos 52 anos
- 05/04/1994 - Kurt Cobain (vocalista e guitarrista do Nirvana), suicídio aos 27 anos
- 06/09/1994 - Nicky Hopkins (tecladista e pianista), problemas cardíacos, aos 50 anos
- 05/11/1994 - Fred "Sonic" Smith (guitarrista do MC5), ataque cardíaco, aos 55 anos
- 08/08/1995 - Jerry Garcia (vocalista e guitarrista Grateful Dead), aos 53 anos
- 12/07/1996 - Johnatan Melvoin (tecladista do Smashing Pumpkins), overdose aos 37 anos
- 17/07/1996 - Chas Chandler (baixista do The Animals), aos 57 anos
- 14/05/1997 – Frank Sinatra, “the voice”, “the blues eyes”, ataque cardíaco aos 82 anos.
- 04/06/1997 - Ronnie Lane (ex-baixista do The Small Faces), esclerose múltipla, aos 51 anos
- 31/10/1997 - John Denver (cantor solo), acidente aéreo, aos 55 anos
- 22/11/1997 - Michael Hutchence (vocalista do INXS), suicídio, aos 37 anos
- 15/12/1997 - Kurt Winter (integrante do Guess Who), câncer no fígado, aos 51 anos
- 19/01/1998 - Carl Perkins, pioneiro do rockabilly, câncer, aos 65 anos
- 06/02/1998 - Carl Wilson (integrante do Beach Boys), câncer, aos 51 anos
- 05/04/1998 - Cozy Powell (baterista famoso por tocar com Black Sabbath, Yngwie Malmsteen, entre outros), acidente automobilístico, aos 51 anos
- 20/08/1999 - Bobby Sheehan (baixista do Blues Traveler), overdose, aos 31 anos

Década de 2000
- 19/12/2000 - Robert Buck (guitarrista do 10.000 Maniacs), complicações no fígado, aos 42 anos
- 15/04/2001 - Joey Ramone (vocalista dos Ramones), de câncer linfático
- 21/06/2001 - John Lee Hooker, ícone do country (talking) blues, guitarrista e vocalista influente, gravou “ Boogie Chillen” e “ One Bourbon, One Scotch, One Beer”, causas naturais, aos 83 anos
- 29/11/2001 - George Harrison (vocalista e guitarrista dos Beatles), câncer, aos 58 anos
- 13/12/2001 - Chuck Schuldiner (guitarrista/vocalista do Death), câncer, aos 34 anos
- 16/12/2001 - Stuart Adamson (ex-vocalista do Big Country), asfixia por enforcamento, aos 43 anos
- 05/06/2002 - Dee Dee Ramone (baixista dos Ramones), overdose, aos 50 anos
- 28/06/2002 - John Entwistle (baixista do The Who), ataque cardíaco, aos 57 anos
- 12/01/2003 - Maurice Gibb (vocalista, baixista e tecladista do Bee Gees), ataque cardíaco, 53 anos
- 12/09/2003 - Johnny Cash (Cantor e guitarrista de country & rock), Síndrome de Shy-Drager e Diabetes,71 anos
- 06/10/2003 - Dave Rowberry (tecladista do The Animals), ataque cardíaco, aos 62 anos
- 15/09/2004 - Johnny Ramone (guitarrista dos Ramones), câncer na próstrata, aos 55 anos
- 08/12/2004 - Dimebag Darrell (ex-guitarrista do Pantera), assassinado, aos 38 anos
- 07/07/2006 - Syd Barrett (ex-Pink Floyd) complicações decorrentes da diabetes, aos 60 anos
- 17/07/2006 – Sam Myers, bluesman, gaita e voz, de causas naturais
- 07/09/2006 – Bonnie Lee, cantora de Blues, de causas naturais
- 03/08/2006 - Arthur Lee (commpositor e vocalista do Love), considerado por muitos um gênio não reconhecido, de leucemia, aos 61 anos
- l8/10/2006 – Snooky Pryor, bluesman, gaita e voz, de causas naturais
- 17-11-2006 – Ruth Brown, cantora de blues, soul e jazz
- 21/11/2006 - Robert Lockwood Junior, bluesman, afilhado do lendário Robert Johnson, de causas naturais
- 25/12/2006 - James Brown, mestre do funk e soul, pneumonia, aos 73 anos
- 09/03/2007 - Brad Delp (vocalista do Boston), suicídio por inalação de monóxido de carbono, aos 55 anos
- 05/04/2007 - Mark St. John (ex-guitarrista do Kiss), derrame, aos 51 anos
- 21/04/2007 - John Baslington (guitarrista da banda The Aztecs), câncer de garganta, aos 65 anos
- 06/05/2007 – Carey Bell, gaitista e vocalista de blues, de causas naturais
- 12/12/2007 – Ike Turner, ex-marido de Tina Turner, vocalista, compositor, arranjador, multi-instrumentista de blues e soul, de causas naturais
- 02/06/2008 - Bo Didley, Ellias McDaniel, pioneiro do rock & roll dos anos 50, de causas naturais
- 18/02/2009 - Blind Snooks Eaglin, ou melhor, Fird Eaglin Jr., mestre do blues e da música folk de New Orleans, de ataque cardíaco. Saudades da voz e guitarra do Blind Man Blues.

Lista Nacional

Década de 1970
- 17/02/1973 – Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana Filho), mestre de choro, maxixe,samba e valsa, dominava o saxofone e a flauta, causa naturais aos 75 anos

Década de 1980
- 21/09/1980 – Valdir Azevedo, autor do choro “Brasileirinho”, músico e compositor, mestre do cavaquinho, de causas naturais
- 30/11/1980 – Cartola (Angenor de Oliveira), mestre de samba, compositor e cantor,aos 72 anos de câncer
- 02/08/1989 – Luiz Gonzaga (Luiz Gonzaga do Nascimento), o rei do baião, aos 76 anos de parada cárdio-respiratória
- 21/08/1989 - Raul Seixas, parada cardíaca, aos 43 anos

Década de 1990
- 07/07/1990 - Cazuza, AIDS, aos 32 anos
- 15/03/1998 – Tim Maia (Sebastião Rodrigues Maia), cantor de soul e MPB, aos 55 anos, de infecção generalizada
- 18/04/1998 – Nelson Gonçalves (Antonio Gonçalves Sobral), o Frank Sinatra do Brasil nos anos 40 e 50, enfarte agudo do miocárdio
- 14/11/1999 – Zé Kéti (José Flores de Jesus), compositor, intérprete e sambista tradicional, aos 78 anos de falência múltipla de órgãos

Década de 2000
- 13/06/2001 - Marcelo Fromer (guitarrista dos Titãs), atropelamento
- 29/12/2001 - Cássia Eller, a “Janis Joplin brasileira”, parada cardíaca, aos 39 anos.
- 14/06/2008 – Jamelão (José Bispo Clementino dos Santos), intérprete de samba tradicional, sambas-enrêdo, de falência múltipla de órgãos

Por Eumário J. Teixeira.