20 de jan. de 2016

CARRÕES FAMOSOS DA TV E DO CINEMA – Parte I - Batmóvel


Para começar o ano de 2016 com otimismo, resolvi postar sobre um assunto que sempre me fascinou desde criança. Estou me referindo aos carrões do cinema e séries de TV que tanto me impressionaram e ainda guardo em minha lembrança. Tais carros, em sua maioria, não eram convencionais, geralmente eram adaptados para a série ou filme para servir algum personagem ou herói, e na maioria dos casos, heróis mascarados. Dentre esses heróis ou quase super-heróis, podemos destacar Batman & Robin; O Besouro Verde & Kato; James Bond; Mad Max; El Santo, o Mascarado de Prata;  Ultra-Seven; e até o carrão da Pantera-Cor-de-Rosa. Mas alguns carros serviram como vilões também nos filmes, como em The Car, de 1977 e Christine, de 1983. Espero que gostem. Vamos iniciar a série com o Batmóvel e suas versões ao longo dos anos.



Batmóvel (Batmobile) A série Batman & Robin foi exibida entre 1966 e 1968 na TV norte-americana. Foi lançada posteriormente e reprisada com sucesso no Brasil nos anos de 1970 a 1980 e recentemente em alguns canais fechados. A série tinha um tom cômico e debochado, quase que ridicularizando os heróis justiceiros dos quadrinhos, mas isso não diminuiu a popularidade do homem-morcego e do menino-prodígio, pelo contrário. A série tinha vários atrativos, além da própria dupla dinâmica; os vilões eram muito, digamos, excêntricos e além disso tinha a fabulosa  batcaverna, o batcinto de utilidades, o batcóptero, a batlancha, etc. Mas o que me cativava  mesmo era o belíssimo batmóvel.


O cruzado de capa com seu famoso Batmóvel



A melhor versão do Batmobile de todos os tempos, na minha opinião
Vale lembrar que o Batmóvel versão 1966/68, foi concebido de um modelo Lincoln Future 1955. Mas chegaram a cogitar em usar um modelo Cadillac 1959 adaptado.


Cadillac 1959 que poderia ter sido adaptado para o Batmóvel

A evolução do Lincoln Future 1955 até o Batmobile 1966


O Lincoln Future 1955 deu origem ao Batmóvel versão 1966


O início dos trabalhos para transformar o Lincoln Future 1955 no Batmobile
O responsável pela transformação do Lincoln Future para o Batmóvel foi o car customizer George Barris, que já tinha experiência em remodelar carros para seriados e filmes.


Registro histórico: o criador de Batman, Bob Kane (de terno escuro) e George Barris,
o criador do Batmóvel da série de 1966


George Barris e sua criação mais famosa
A obra de Barris finalizada
Nos antigos seriados para o cinema, o Batmóvel teve versões mais discretas nos anos de 1943 e 1949.


Batmóvel na versão de 1943

Batmóvel na versão de 1949


Batmóvel nas versões dos anos de 1940
Já no final da década de 1980, o Batmóvel para o cinema recebeu uma versão mais sombria que combinava com o personagem original.


Batmóvel na versão interessante para o filme em 1980
Vieram as décadas de 1990 e 2000 e houveram modificações de design que em nada se compararam, a meu ver, com o carrão conversível da década de 1960.


Personagem e seus batmóveis ao longo do tempo


O Batmóvel de 1966, para mim a versão definitiva!
Na próxima postagem destacarei o carrão negro do Besouro Verde, o Black Beautiful ou “Beleza Negra” .

Por Eumário J. Teixeira.