17 de mar. de 2013

ALVIN LEE, O GUITARRISTA MAIS RÁPIDO DO MUNDO, MORREU!



Ele foi o guitarrista de blues & rock mais rápido do oeste. Ele portava uma Gibson vermelha 335 e ninguém se atrevia a  desafiá-lo. Seu nome era Lee...Alvin Lee. Mais um herói da guitarra desapareceu se integrando definitivamente à  galeria dos maiores e imortalizados guitarristas da história do rock. Que Deus tenha misericórdia de sua alma. 

"I'm going home"...

Alvin Lee, guitarrista, vocalista e compositor britânico nascido em 19 de dezembro de 1944. Em meados dos anos de 1960, o jovem Alvin Lee integrava a banda Jaybirds, com ele na guitarra, Leo Lyons no baixo e Ric Lee na bateria. O trio cumpriu a mesma trilha inicial dos Beatles  se apresentando em todos os pubs londrinos possíveis, até chegarem ao Star club em Hamburgo, na Alemanha. Mais tarde o empresário Chick Churchill assumiria os teclados e a mudariam o nome da banda para Ten Years After. Na segunda metade da década de 1960, começam a se destacar nos clubes londrinos mais importantes como o Marquee, com apresentações vibrantes e detonando temas de blues & rock. Nessa epóca, Alvin Lee deu um empurrãozinho para o recém formado Black Sabbath, agendando uma apresentação essencial para o futuro da banda de Tony Iommi e Geezer Buttler no Marquee. Com o álbum ao vivo no London’s Klookskleek Club foram finalmente notados na America e convidados para tocar no Fillmore East. E no auge da revolução psicodélica, a eletrizante performance de Lee no festival de Woodstock em 1969, obteve grande destaque, principalmente durante sua explosiva versão ao vivo para “I’m Going Home”. Após o sucesso em Woodstock, o Ten Years After fez inúmeras apresentações pelos Estados Unidos, tornando-se uma das bandas mais queridas por lá. Em 1974, o Ten Years After se dissolveu e Alvin Lee investiu numa carreira solo lançando bons discos com o apoio e participação de amigos renomados como George Harrison e Eric Clapton. Nos anos 80 Alvin Lee retornaria com um novo Ten Years After. Alvin Lee faleceu no dia 06 deste mês de março de 2013, na Espanha, em decorrência de uma cirurgia de rotina mal sucedida e em circunstâncias não esclarecidas pela família, aos 68 anos. Seu último trabalho foi o CD Still On The Road To Freedom, de 2012. 

Os discos Ten Years After são todos indispensáveis, mas posso citar: Ten Years After (1967), Stonedhenge (1969); Ssssh (1969); Cricklewood Green (1970) e Space In Time (1972). Na carreira solo de Alvin Lee, se destacam On The Road To Freedom (com Mylon LeFevre - 1973);  e In Flight (1974). Alguns temas de sucesso de Alvin Lee & Ten Years After além de “I’m Going Home”, foram “Good Morning Little School Girl”; “I Woke Up This Morning”,  “Help Me”; “Slow Blues In ‘C’ ”; “Hear Me Calling”; “Love Like a Man”; “Positive Vibrations” e “I’d Love To Change The World”. 
 
Capas dos cds do Ten Years After e de Alvin Lee
Por Eumário J. Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário