3 de jan. de 2011

SONNY BOY WILLIAMSON II - HELP ME


O blues de Sonny Boy Williamson II que mais me marcou foi sem dúvida, “Help Me”, gravado em 1963. A letra foi feita em parceria com o grande compositor e baixista do gênero, Willie Dixon. "Help Me" foi um dos blues mais gravados da história, por bluesmen ou rockers. A música é baseada em “Green Onions” de autoria de Booker T. & The Mg’s, gravada em 1962. Para citar alguns que fizeram algumas versões dignas de nota, mas que não superaram a de Sonny Boy, podemos destacar:

 - Charlie Musselwhite (versão pesada no cd Stand Back! Here Comes Charles Musselwhite´s Southside Band);
- John Hammond Jr. (numa versão acústica primorosa, do cd John Hammond, coletânea pela Gravadora Eldorado/Alldisc );
- John Mayall & The Bluesbreakers (com solo incrível do guitarrista Coco Montoya, no cd Life In The Jungle, de Mestres do Blues nº 07);
- Paul Butterfield Blues Band (Butterfield como gaitista e fã de Williamson, não poderia passar em branco, no cd The Original Lost Elektra Sessions);
- Canned Heat (com letra alterada, mas que manteve o ritmo original, destacando-se a voz falsete e gaita de Alan Wilson, no cd Canned Heat de 1967 );
- Johnny Winter (muita honestidade e garra na interpretação do albino maluco com sua voz rouca e sua guitarra nervosa, no cd The Progressive Blues Experiment);
- Junior Wells (homenagem feita do discípulo ao seu mestre, acompanhado pelo guitarrista Buddy Guy, no cd Buddy Guy & Junior Wells - Live In Montreaux);
- Magic Slim (com seu jeitão simples de caipira, Slim canta e toca, mantendo o ritmo original do clássico apoiado pela sua competente banda, no cd Highway Is My Home);
- Booker T. & The M. G’s (a versão instrumental original que é de autoria da banda de Booker T. e é denominada “Green Onions”, no disco homônimo de 1962, é só ouvir para perceber que Sonny Boy fez a sua versão um pouco mais lenta em “Help Me”.
- Michael Bloomfield & Al Kooper (versão ao vivo de “Green Onions”, destacando-se os teclados de Kooper e a sensibilidade da guitarra de Bloomfield, no cd The Live Adventures Of Mike Bloomfield & Al Kooper);
 

A seguir a letra original e a tradução feita por mim mesmo, já que não consegui outra mais fiel ao espírito da letra malandra de Help Me. Se alguém quiser contestar a tradução e quiser corrigi-la, é só se manifestar, ou melhor... “me ajudar” !

 HELP ME (Me Ajuda)– SONNY BOY WILLIAMSON II 

You got to help me 
Você tem que me ajudar 
I can't do it all by myself
 Eu não posso fazer tudo isso sozinho
You got to help me, baby
 

Você tem que me ajudar, benzinho
 I can't do it all by myself 
Eu não posso fazer tudo isso sozinho
 You know if you don't help me darling 
Você sabe que se você não me ajudar querida
 I'll have to find myself somebody else
 Eu terei que achar outro alguém
 I may have to wash 
Eu tenho que lavar
 I may have to sew
 Eu tenho que costurar
 I may have to cook
 Eu tenho que cozinhar
 I might mop the floor
 Eu tenho que esfregar o soalho
 But you help me babe 
Mas você me ajuda benzinho 
You know if you don't help me darling 
Você sabe que se você não me ajudar querida
 I'll find myself somebody else
 Eu terei que achar outro alguém
 When I walk, you walk with me
 Quando eu ando, você anda comigo
 When I talk, you talk to me
 Quando eu falo, você fala comigo
 Oh babe, I can't do it all by myself 
Oh meu bem, eu não posso fazer tudo isso sozinho 
You know if you don't help me darling 
Você sabe que se você não me ajudar querida
 I'll have to find myself somebody else
 Eu terei que achar outro alguém
 Help me, help me darlin' 
Me ajuda, me ajuda querida
 Bring my nightshirt 
Traga meu camisolão
 Put on your morning gown 
Vista seu robe 
Bring me my nightshirt
 Traga-me meu camisolão
 Put on your morning gown 
Vista seu robe 
Darlin’ I don't feel like sleepin
 Querida eu não sinto vontade de dormir 
But I feel like lying down 
Mas eu sinto vontade de me deitar

Eis o link do youtube para "Help Me" de Sonny Boy Williamson II : http://www.youtube.com/watch?v=VgCpw--3Lyc
e o link para "Green Onions de Booker T. & The MG's: http://www.youtube.com/watch?v=aGthEPeIEnohttp

Por Eumário J. Teixeira.

Um comentário:

  1. Parabéns! Acho fascinante estas historias dos bluseiros tradopcional. pstrabcharles@gmail.com

    ResponderExcluir