17 de dez. de 2010

JOHN FAHEY - Um violão dedicado ao country, folk e blues primitivos.

Pesquisar sobre música de qualidade se assemelha a cavar em um campo aberto a procura de tesouros enterrados, a partir do momento que você descobre alguma peça de valor, certamente terá uma grande chance de enxergar pistas que o levarão à outras preciosidades encobertas. Em postagem anterior dedicada a Alan “Blind Owl” Wilson (Canned Heat), mencionei a amizade deste com um tal John Fahey em meados dos anos de 1960. Em minha ignorância musical assumida, jamais tinha ouvido falar algo sobre John Fahey, se ouvi ou li não dei a devida importância. Mas assim são as coisas, tudo no seu devido tempo, pois ao descobrir que Alan Wilson (um catedrático em blues) considerava tanto a Fahey, corri atrás de informações sobre o ilustre desconhecido (para mim). Estava eu cavando para descobrir fatos sobre a vida de Wilson quando tropecei em vestígios que me revelaram algo também bastante valioso. Alan Wilson dedicou sua curta existência à divulgação do blues, à preservação do meio-ambiente, e a outros interesses culturais diversificados; John Fahey já era obcecado por uma só coisa, a exploração máxima da sonoridade de sua guitarra acústica. Ele “viajava” pela música folclórica norte-americana através dos ritmos do folk, country, blues e bluegrass, como também estava atento aos sons estrangeiros; e um dos músicos que o influenciou positivamente foi o brasileiro Bola Sete (Djalma de Andrade, 1923-1987), um exímio violonista que dominava os ritmos do samba, bossa nova e jazz. Bola Sete mudou-se definitivamente para os EUA em virtude de seu talento, mas isso é assunto para uma postagem em breve. Fahey que também era conhecido pelo pseudônimo de “Blind Joe Death” (numa alusão aos velhos mestres de blues), nos deixou uma discografia de alta qualidade.
John Aloysius Fahey nasceu em 28 de fevereiro de 1939 em Takoma Park, no estado de Maryland. Era um finger Style Guitarrist, ou melhor, um sujeito que tocava seu violão com uma técnica ímpar de dedilhado. Seu modelo de guitarra predileto era a steel-string acoustic guitar. Dentre os estilos musicais que interpretava estava o folk e blues norte-americanos; música clássica; portuguesa; brasileira (bossa nova); e indígena. A revista Rolling Stones fez uma lista dos 100 melhores da guitarra (The 100 Greatest Guitarrists Of All Time), Fahey foi classificado no 35º lugar. Fahey descobriu o blues em 1952 quando ouviu um disco de Blind Willie Johnson no qual continha a gravação de “Praise God I´m Satisfied”. O disco de 78 r.p.m. fazia parte da coleção de “olds blues” do amigo e mentor Richard K. Spottswood, que era musicólogo. Fahey comparou tal audição como uma ‘conversão religiosa’, ficando devoto ao blues até sua morte em 22 de fevereiro de 2001, em Salem, Oregon. Graduado em filosofia na universidade de Los Angeles, na California, Fahey realizou (com a ajuda de Alan Wilson) a tese para mestrado intitulada: A Textual And Musicological Analysis Of The Repertoire Of Charley Patton. Em suas primeiras gravações Fahey chegou a utilizar o pseudônimo de “Blind Joe Death”. Vale a pena conhecer, por exemplo, os álbuns (ou cds): The Legend Of Blind Joe Death (Coletânea – 1996); The Transfiguration Of Blind Joe Death (1965); The Voice Of The Turtle (1968); Of Rivers And Religion (1972); e outras pérolas. No youtube há alguns registros de algumas apresentações magistrais de John Fahey, só ele e o violão, sem ser enfadonho...mas hipnótico!

Eis um link do you tube com John Fahey tocando "Desperate Man Blues":

http://www.youtube.com/watch?v=PQnPJqeH80I

Por Eumário J. Teixeira.

10 de dez. de 2010

ALAN “BLIND OWL” WILSON


Taí um personagem importante do rock que foi subestimado pela história. A praia de Alan realmente era o blues e é sabido que ele era uma autoridade sobre o assunto. Pesquisava tudo que tinha relação com a história do blues e era freqüentador assíduo do circuito Folk-Blues Café de Cambridge; tinha um considerável acervo de discos raros de blues e ainda resgatava artistas veteranos desse gênero musical para os estúdios de gravação; foi o que fez, por exemplo, com Eddie “Son” House em 1965, com quem cooperou na gravação do LP The Father Of Delta Blues. Wilson chegou a escrever dois longos artigos para a o jornal de Massachussets, o ‘Broadside de Boston’, sobre os bluesmen Robert ‘Pete’ Williams e Eddie ‘Son’ House, trabalho que a revista ‘Downbeat’ considerou como uma das 10 mais importantes contribuições para o reconhecimento do blues moderno e foi considerado também como a primeira análise musicológica do estilo.
Alan era um expert em blues
Alan Wilson dominava vários instrumentos musicais, como a guitarra acústica, guitarra elétrica, guitarra slide, piano e a harmônica, principalmente. Tinha um vocal estilo falsete, frágil e dissonante dos padrões do rock ou do próprio blues, mas era pessoal, interessante e exótico.
O forte de Blind Owl realmente não era o visual, pois não se preocupava com a própria aparência. Nunca foi um narcisista como seus colegas amantes do blues, Brian Jones dos Rolling Stones ou Eric Clapton do John Mayall’s Bluesbreakers e Cream. Um amigo me disse certa vez que Alan tinha um rosto não masculino, mas semelhante ao de uma menina feia.
Seu apelido “blind Owl”, que traduzindo seria “coruja cega”, foi dado pelo amigo guitarrista de folk & blues John Fahey, que durante uma viagem feita por ambos
em 1965, atentou para os enormes óculos quadrados de lentes “fundos de garrafa” e de alto grau de Alan. Era muito comum a colegas de Al Wilson pedir sua ajuda para supervisionar certos projetos para graduação na universidade que fossem relacionados com a música folclórica norte americana, foi o que fez Fahey que se graduava em folclore na época, recorrendo ao profundo conhecimento de Wilson a cerca de country blues para reorganizar e concluir sua tese de mestrado sobre o lendário Charley Patton.
Alan Wilson, um defensor do meio ambiente
Tímido e recluso, apesar de ser o líder do grupo, Alan não era o frontman ideal para a banda Canned Heat, tal papel coube ao vocalista principal, o gorducho carismático Bob “o urso” Hite, que também colecionava inúmeros discos de blues.
Além do blues, Blind Owl tinha outros interesses, tais como como o hábito de devorar livros sobre botânica e ecologia. Não era à toa sua obsessão pela preservação das florestas de sequóias e das árvores centenárias da Califórnia, pois chegou a criar junto ao ecologista Skip Taylor, a Mountain Music Foundation, uma organização formada para preservar as árvores em uma área chamada Skunk Creek, na Califórnia do Norte; era também notório seu apreço pela música e cultura indígenas.
E como a maioria dos jovens idealistas da época que sonhavam com um mundo de paz, amor, liberdade, rock & roll e muita erva para queimar, Alan mergulhou numa onda mística e utópica, numa procura desenfreada de si mesmo e de uma realidade inexistente, amparando-se em alucinógenos e nas filosofias esotéricas e naturalistas insustentáveis, numa viagem depressiva sem volta.
Talvez tudo isso somado a uma série de fatores tais como seu isolamento social auto-imposto, a pressão dos compromissos de rock star e sua dependência de drogas, o levasse a abraçar a morte tão precocemente aos 27 anos de idade.
Mas é certo que Alan se expressava verdadeiramente através do blues, e ele comeu, bebeu e respirou o blues até o final, e foi o pior tipo de blues, aquele que te consome por dentro e por fora. Lord, have mercy!

Por Eumário J. Teixeira

Canned Heat de Alan ‘Blind Owl’ Wilson e Bob ‘The Bear’ Hite


O Canned Heat formado em 1966 tinha como base criadora Bob Hite, frontman, vocais e harmônica; e Alan ‘Blind Owl’ Wilson, na guitarra slide (elétrica e acústica), harmônica, piano e vocais, além de ser o principal responsável pelos arranjos da banda. Bob Hite quando adolescente começou a trabalhar numa loja de discos o que o levou a descobrir e se apaixonar pelo som dos bluesmen do Delta do Mississipi, daí começou a colecionar raridades. Al Wilson de cultura erudita trabalhava na fábrica de tijolos de seu pai e conheceu Bob Hite através do guitarrista Henry Vestine. A afinidade entre eles fez com que formassem uma banda com o intuito de divulgar o blues para a rapaziada da Califórnia. Com o primeiro LP “Canned Heat” de 1967, demonstraram desde o início que tinham como objetivo principal o resgate do gênero musical afro-americano, sendo que se tornou característico no som da banda, o ritmo derivado do próprio blues, o boogie-woogie. 
O nome Canned Heat, uma homenagem à Tommy Johnson
O que contou para a crescente popularidade do Canned Heat na segunda metade da década de 1960, na era utópica dos hippies e do Sunflower Power, foram as participações da banda em festivais que se tornaram históricos por revelarem grandes músicos e conjuntos de rock, como os festivais de Monterey (1967) e Woodstock (1969). O nome da banda tem origem num velho blues chamado “Canned Heat Blues”, de autoria do lendário bluesman Tommy Johnson, nascido em Terry, Mississipi, em 1896 e morto em 1956, na cidade de Crystal Springs, também no Mississipi. A tradução de “Canned Heat” seria “fogo enlatado”, pois refere-se a um óleo de cozinha gelatinoso, chamado sterno, que era consumido como bebida pelos lavradores ao sul dos EUA durante a Lei Seca; o produto era esquentado e coado com meias ou fatias de pão para separar o álcool metílico do produto que era por sua vez misturado, geralmente, com refrigerantes. Tal bebida dava um “barato” que saia caro na maioria das vezes para seus consumidores causando até cegueira ou alta intoxicação; Johnson, inclusive, teria morrido pela ingestão regular de “canned heat”. 
Let's work together...
A Banda Canned Heat tocou em lugares respeitados como no Olympia de Paris, Montreaux na Suíça, no Carnegie Hall e Madison Square Garden de Nova York, implacando seus hits que não eram poucos como: “On The Road Again”; “Let´s Work Together”, “Bullfrog Blues” e “Goin’ Up The Country, só para citar alguns. E o que diferenciava a banda nitidamente das demais na época, era a falta de pompa e estrelismo de seus integrantes, que só tocavam por prazer e diversão, sem grandes pretensões, mas com competência. Os quatros primeiros discos do Canned Heat são essenciais para quem ama o blues. No LP de estréia (Canned Heat pela Liberty Records) de 1967 estão vários clássicos do blues como “Rollin’ and tumblin’”; “Bullfrog Blues”; “Dust My Broom”; “Help Me” e “The Road Song”. O segundo trabalho, em fevereiro do ano seguinte, é Boogie With Canned Heat, onde se tem músicas de autoria da banda além de blues tradicionais, como “Evil Woman”; “On The Road Again”; “An Own Song” e “Anfhetamine Annie”. Ainda em outubro de 1968 lançam o duplo Living The Blues, um trabalho de blues experimental e psicodélico com faixas de longa duração, para citar algumas: “Going Up The Country” (que foi o hino de Woodstock); “My Pony”; “My Mistake”, “Sandy’s Blues”; Walking My Self” e “Boogie Music”. A seguir, vieram os LPs Hallelujah (dezembro de 1968) com as faixas “Same All Over”; “Canned Heat”; “Time Was” e “Big Fat”, e Future Blues (1970) destacando-se as faixas “Let’s Work Together”; “That´s Allright, Mama”, “So Sad” e “London Blues”.
Boogie & blues sem frescura
O produtor Johnny Otis realizou uma gravação com o grupo ainda com uma formação instável em 1966, com Bob Hite, Alan Wilson, Frank Cook, Henry Vestine e Stuart Brotman no seu estúdio em Los Angeles. O registro só foi lançado em 1970 e o LP foi denominado Vintage Heat, que tornou-se um raro bootleg na discografia do Canned Heat, no qual continha versões primorosas de “Rollin’ And Tumblin’” de Muddy Waters; “Spoonful” de Howlin’ Wolf e a lindíssima versão para “Louise”, de John Lee Hooker.
Em 03 de setembro de 1970, Al Wilson foi encontrado morto na casa de Bob Hite situada em Topanga Canyon, provavelmente teria cometido suicídio aos 27 anos de idade. De personalidade sensível e conflituosa, Alan teria tentado suicídio anteriormente por algumas vezes, tinha passado por um tratamento psiquiátrico recentemente e estava sob os cuidados de Bob Hite. Em fevereiro de 1971 alcançaram o auge da fama ao ser lançado o duplo Hooker ‘N’ Heat, este trabalho dirigido por Hite foi considerado responsável pela recuperação da carreira do veterano John Lee Hooker. A nota triste é que Alan Wilson que participou de todo o trabalho não pode desfrutar do sucesso do disco.
Alan "blind owl" Wilson e Bob "the bear" Hite
 O primeiro disco do álbum é mais acústico com apenas John Lee Hooker no vocal e guitarra acompanhado de Al Wilson ao piano apenas na última faixa, destacando-se “Messin’ With The Hook”; “You Talk To Much” e “Bottle Up And Go”. No outro lado da bolacha John Lee estava assessorado pela banda inteira mandando ver em “Whiskey And Women”; “Let’s Make It”; “Peavine” e “Boogie Chillen nº 2”. John Lee Hooker não cansava de declarar Al Wilson como um dos maiores gaitistas que já ouvira em toda sua longa carreira.
Mas a banda prosseguiu, gravaram ainda bons discos como o LP Rollin’ & Tumblin’ (1973); One More River To Cross (1974); Memphis Heat (1974), com o pianista de blues Memphis Slim; Captured Live (1981) e fizeram apresentações sensacionais como a de Montreaux em 1973, com participação especial de Clarence ‘Gatemouth’ Brown. Infelizmente o Canned Heat sofre outro duro golpe em 5 de abril de 1981, com a morte de Bob Hite em Los Angeles, aos 36 anos, vitimado por um ataque de coração pouco antes de uma apresentação. O guitarrista Henry Vestin viria a falecer em 20 de outubro de 1997, também vitima de ataque cardíaco em Paris, após o encerramento de uma turnê. Adolfo Fito de la Parra, baterista e um dos últimos integrantes originais, continua mantendo a memória musical do Canned Heat em atividade por todo o mundo ao lado do baixista Larry Taylor e de um dos primeiros guitarristas da banda, o virtuose Harvey Mandel.

Canned Heat (1967)
Em uma entrevista concedida à revista Poeira Zine (www.poeirazine.com.br) na edição de outubro/novembro de 2008, Fito de La Parra respondeu a várias perguntas dos leitores, inclusive a minha sobre as circunstâncias da morte de Al Wilson, e segundo suas próprias palavras: “Alan se Matou. Ele tomou uma dose letal de comprimidos. No começo eu o achava muito estranho: seu visual, suas roupas sujas, seu cabelo... (risos). Mas logo comecei a conhecer ele melhor e vi que era um cara extremamente talentoso e uma pessoa maravilhosa. Alan não estava nem aí para o seu visual; ele apenas enrolava sua roupa e a jogava num do quarto. Ele sempre dormia no chão; não curtia dormir na cama...E gostava bastante de dormir ao relento, ao ar livre tanto que quando morreu, Alan estava dormindo do lado de fora da casa (no jardim da casa de Hite)...Ele era um ‘cara da natureza’...”. Outra pergunta interessante foi a de Marco Gaspari sobre a convivência dele (Fito de la Parra) com Bob Hite e Al Wilson e suas coleções de discos de blues, a resposta do baterista foi essa: “Eu não sabia dessa ‘aptidão’ deles até o dia em que fui fazer a audição para me tornar baterista do grupo e cheguei com um LP de Junior Wells & Buddy Guy debaixo do braço que comprei no caminho. Tanto Hite como Wilson ficaram espantados e Hite depois me confessou que logo pensou consigo mesmo: ‘Esse cara é o batera ideal para o Canned Heat!’. 
Boogie with Canned Heat (1968)
Todos nós fomos influenciados por esses álbuns maravilhosos da coleção deles. Tínhamos acesso a tudo e ficávamos meses ouvindo raridades do blues. Não poderia ter sido melhor...Hite e Wilson eram apaixonados por música e isso ficava evidente em nossas performances”.

É isso aí pessoal, muitos falam e com razão do John Mayall’s Bluesbreakers e do Peter Green’s Fleetwood Mac, mas não podemos deixar de honrar também a memória daqueles que suaram pela revitalização do blues na ensolarada Califórnia nos anos de 1960, a banda liderada por Al Wilson e Bob Hite, o incrível Canned Heat!
Quem quer ter uma noção geral sobre a música do Canned Heat deve correr atrás da coletânea Uncanned! The Best Of Canned Heat (1994), vale a pena! 



O Link para curtir no you tube "Let's Work Together" com o Canned Heat: 


Por Eumário José Teixeira.