16 de nov. de 2008

DANNY WHITTEN & CRAZY HORSE


Danny Whitten

Em 1975 uma canção estourou nas paradas no mundo todo com Rod Stewart, era “I Don’t Want To Talk About It” do álbum Atlantic Crossing. Quem curtiu a música e era curioso o bastante, descobriu que seu autor era um tal de Danny Whitten
Whitten era simplesmente o guitarrista da banda Crazy Horse que apoiou Neil Young por toda sua carreira. Whitten além de guitarrista, cantava e tinha sensibilidade bastante para compor pérolas como essa. 
A versão de Rod Stewart é boa, mas ficou manjada e talvez datada, mas ao se ouvir a versão do Crazy Horse, mesmo hoje, no álbum de mesmo nome de 1971, com o próprio Whitten cantando e tocando...é de arrepiar! 

O excelente álbum Crazy Horse, de 1971

A canção soa mais íntima e sofrida como um blues. Sem dúvida supera a de Rod Stewart e mesmo assim, na época, não teve o reconhecimento que merecia. Whitten apesar de muito talentoso e criativo, era um jovem frágil e imaturo e tentava compensar suas fraquezas com as drogas, o que se tornou sua ruína. 
O engraçado é que em 1971, Whitten já tinha a música pronta e teve uma certa dificuldade de finalizar a letra, o que conseguiu mesmo debilitado com a ajuda de outro guitarrista Nils Lofgren. A gravação finalmente aconteceu e deu no que deu, com o apoio de Ry Cooder deslizando o slide com Whitten e Nils nas guitarras acústicas, uma obra de arte! 
Danny Ray Whitten faleceu em novembro de 1972 por overdose e não pode curtir sua obra estourar nas paradas três anos depois. 
Neil Young entrou em parafuso com a notícia do falecimento do talentoso guitarrista de sua banda de apoio, ele sabia que além do amigo perdera um músico genial. 
Recomendo a quem ainda não tem, adquira o álbum de estreia do Crazy Horse de 1971, um disco perfeito graças ao talento de Danny Whitten, sem exageros.

Neil Young com o parceiro talentoso, Danny Whitten

I Don't Want To Talk About It - Danny Whitten

I can tell by your eyes that you've probably been crying forever,

and the stars in the sky don't mean nothing to you, they're a mirror.

I don't want to talk about it, how you`ve broken my heart.

If I stay here just a little bit longer, If I stay here,

won't you listen to my heart, ohh my heart?

If I stand all alone, will the shadow hide the color of my heart;

blue for the tears, black for the night's fears.

The stars in the sky don't mean nothing to you, they're just a mirror.

I don't want to talk about it, how you broke my heart.

If I stay here just a little bit longer, if I stay here,

won't you listen to my heart, ohh my heart?

My heart, ohh my heart, this old heart.

I don't want to talk about it, how you´ve broken my heart.

If I stay here just a little bit longer, if I stay here,

won't you listen to my heart, ohh my heart?

My heart, ohh my heart.


Eis o link do you tube para você apreciar "I Don't Want To Talk About It" com o Crazy Horse:
e a versão com Rod Stewart:
http://www.youtube.com/watch?v=Azcy9_F0DCE 

Por Eumário José Teixeira.

6 comentários:

  1. Você esqueceu de citar que Danny foi expulso do Crazy Horse por causa de seu vício. Total falta de sensibilidade e compreensão para aquele que era o principal compositor da banda. Depois disso, Neil Young o convidou para tocar na sua nova turnê Harvest. Danny foi para San Francisco ensaiar, mas não conseguiu acompanhar as novas musicas. Neil Young o mandou embora com 50 dólares e uma passagem para LA. Danny morreu na mesma noite, de overdose de álcool e remédios para seu reumatismo no joelho.

    ResponderExcluir
  2. ... e também que, em especial, Danny foi o inspirador para o Neil Young compor "The Needle and the Damage Done".

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas informações, essa musica I Don't Want To Talk About I e linda e me emociona sempre, parabéns pelas informações

    ResponderExcluir